Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Vale a Pena Voltar a Comprar Unipar e Braskem?

Publicado 22.05.2019, 16:21
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Unipar (SA:UNIP3)

Está no Valor de hoje. Acabou o embargo com a Alunorte que poderá voltar a produzir, em 2 meses, entre 75 e 85 por cento de sua capacidade.

A Alunorte recebeu denúncias de vazamentos de rejeitos e operava com apenas 50 por cento de sua capacidade.

E a redução da produção da Alunorte impactou o mercado de Soda mundial, ajudando a causar uma queda de preços da Soda Cáustica de 660 para 313 dólares.

Preço da Soda Cáustica no Golfo. Fonte: Bloomberg.

A queda nos levou a sair de Unipar (SA:UNIP6) em meados de março pela enorme dependência dos resultados da empresa com o preço da Soda - soda caindo derrubou o Ebitda e os lucros de Unipar em mais de -50 por cento.

Além da Alunorte, o preço da soda pode ser beneficiado por problemas na planta de Cloro-Soda da Braskem (SA:BRKM5) em Alagoas. Uma mina de sal (utilizado na fabricação de cloro-soda) foi paralisada após se constatar que a mineração estaria afundando bairros de Maceió.

Mas a Braskem pode, simplesmente, importar sal do Chile, como faz a Unipar.

Imaginamos, sim, que o preço da soda reaja. Mas chegar aos mais de 600 dólares do meio de 2018 é improvável. Vemos no gráfico acima que os preços "normais" são mais ao redor de 400 dólares (sendo otimista).

Unipar é barata a 4x Ebitda e 8x lucros, mas estes números foram conquistados com Soda ainda nas alturas. Adoramos Unipar, mas continuamos apenas observando o preço da Soda. De longe.

Braskem

Vamos aproveitar o ritmo. Demos uma sorte imensa e saímos de Braskem (BRKM5) quase lá no topo, acima dos 57 reais.

E as Ações, simplesmente, afundaram: bateram menos de 37 reais e voltaram, como uma flecha, para os 43 reais.

Tudo isso porque (parece) a negociação com a LyondellBasell está quente. As tratativas para a venda da campeã nacional Braskem tiveram diversos reveses, mas estão na boca do gol.

E estão na boca do gol há meses.

Lá atrás, as apostas do mercado eram de que BRKM seria vendida ao redor de 72 reais. Após resultados impactados pela queda dos spreads petroquímicos (preço do produto vendido menos preço da matéria prima), acredito que o valor pode ter caído.

Quando tínhamos Braskem, nossa recomendação se baseava não em quanto a Lyondell pagaria, mas no poder dos resultados que BRKM apresentava.

Aqui embaixo, já não temos mais tanto conforto com os resultados. Os spreads petroquímicos estavam em patamares altíssimos historicamente e seria natural uma normalização.

Se comprada ou vendida, continuamos de fora de Braskem.

Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Publicação Original

Últimos comentários

E agora que BRKM5 está em R$ 34,xx vale a pena comprar?!!
e continua caindo ..caindo .. caindo...
Bruce, vc é direto e eficiente. Parabéns pelo artigo.
isto está me cheirando uma jogada oportunista para baixar mais os papéis para entrar com uma compra forte
Esse maluco aí falava aos 4 cantos que Unipar era uma das 3 melhores ações da bolsa, aí uma semana depois, devido ao preço da soda estar baixo  que já era  de conhecimento  e já era decrescente a mais de um trimestre ela deu venda, deixou de ser boa de uma semana pra outra! kkkkkkkk ....Aí o cara cita Buffet, value investing ...kkkkkkk....está mais para trader impaciente.. Só pode ser 2 coisas, ou ele tomou de base outras casa de analise para recomendar a ação e só sabe superficialmente sobre a empresa que indicou, ou foi má fé com quem tem coragem de pagar por algum relatório dele.
Mas e os produtos a base de cloro? Estes serão alavancados com o aquecimento dos mercados siderúrgicos e de construção.
Mas e os produtos a base de cloro? Estes serão alavancados com o aquecimento dos mercados siderúrgicos e de construção.
Famoso gerador de lero lero
Show....Otimas informações....
péssimas informações, e não vale não
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.