Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Veja a Melhor Carteira Recomendada de Março

Publicado 03.04.2019, 14:03
Atualizado 02.09.2020, 03:05

O mês que marcou a superação dos almejados 100 mil pontos do Ibovespa acabou no zero a zero, com a breve crise política entre Rodrigo Maia e Jair Bolsonaro ampliar um sentimento negativo internacional.

O índice superou os 100 mil no intraday de 19 e 20 de março, engatilhou uma perna de cinco pregões negativos em seis dias e devolveu 8%, indo abaixo dos 92 mil pontos no fechamento do dia 27. Com recuperação após Bolsonaro e Maia colocarem panos quente na relação, o Ibovespa encerrou março aos 95.414 pontos, leve queda mensal de 0,18%.

A dificuldades de tramitação da reforma da Previdência entrou no radar dos investidores, quando desentendimento entre Maia e Sergio Moro escalou para um conflito verbal marcado por palavras fortes e ironias entre o presidente da Câmara e a família Bolsonaro.

Enquanto as redes bolsonarianas apoiaram o presidente, a Câmara deu aval à Maia e mandou um recado ao Planalto com aprovação relâmpago de PEC que dificulta a gestão do Orçamento pelo Executivo.

Bombeiros entraram em cena, especialmente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, que assumiu a negociação da Previdência.

Exterior sofre com incertezas

O tom ultradovish do Federal Reserve acendeu um sinal amarelo no mercado global. O Fed cortou de duas para zero a previsão de novas altas de juros em 2019 com receio de uma desaceleração forte no crescimento norte-americano.

O mercado assustado encaminhou uma inversão na curva de juros dos EUA, sinal que não ocorria desde 2007 e antecede recessões no país. Na prática, é mais barato para o governo dos EUA se financiar em um prazo de 10 anos do que em 3 meses. No início de abril, os juros futuros reverteram para a curva crescente.

No radar, seguem as negociações entre China e os EUA, enquanto o país asiático mostrou sinais de recuperação da sua economia.

Toro lidera indicações com aposta certeira

O ambiente volátil no mercado mexido entre as subidas e descidas tradicionais e a apresentação de balanços corporativos levou a maioria das 22 carteiras recomendadas por corretoras, bancos e casas de análises acompanhadas pelo Investing.com para o território negativo. Apenas 10 superaram o Ibovespa, sendo 9 devolvendo retornos positivos.

Resultado das carteiras recomendadas em março

A melhor carteira recomendada do mês ficou com as indicações da Toro Investimento, que aposta num portfólio enxuto com cinco papéis. A aposta certeira na alta de 15,7% da QGEP (SA:QGEP3) empurrou a carteira para o positivo, que fechou com ganho de 3,6%.

O portfólio da Toro Investimentos também trouxe altas em Alupar (SA:ALUP11), +1,6%, e IRB Brasil (SA:IRBR3), com +5,2%, enquanto os resultados de Ambev (SA:ABEV3) e Suzano (SA:SUZB3) pesaram, com recuo de 2,3% cada.

Carteira da Toro lidera em março

O segundo lugar no mês ficou com a Foleo (+3,5%), que acreditou no Banco Inter (SA:BIDI4) para alavancar seu resultado. Com balanço surpreendente, o banco digital saltou 39% em março. A Foleo teve bons resultados com Marfrig (SA:MRFG3) (+8,7%), e Vale (SA:VALE3) (+8,1%) e ficou pressionada pela Cielo (SA:CIEL3) (-12,7%).

A terceira posição ficou com a Nova Futura, com 2,8%, com boa aposta nos +24% da CSN (SA:CSNA3) e em QGEP, compensado por perdas em Braskem (SA:BRKM5) e Natura (SA:NATU3), que cederam 6%.

Petrobras segue como queridinha do mês

A petroleira não decepcionou os 16 analistas que acreditaram no papel e avançou 3,7% no mês. A ação preferencial registrou ganhos pelo terceiro mês consecutivo e fechou acima dos R$ 28, maior cotação em nove anos.

Queridinha do mês, Petrobras vai à maior cotação em nove anos

Banco do Brasil (SA:BBAS3) e Suzano ficaram com oito indicações cada e acabaram atrapalhando o desempenho dos portfólios, ao recuarem 3,7% e 2,3%, respectivamente.

Entre as mais indicadas, a Vale registrou o melhor resultado ao subir 8,1% na recuperação do tombo pós-Brumadinho. A mineradora estava em seis carteiras.

Banco Inter lidera; Ferbasa decepciona

O melhor resultado do mês entre os papéis indicados por corretoras, bancos e casas de análises foi o Banco Inter, que disparou quase 40% com resultado trimestral surpreendente. Na sequência, aparecem Linx (+29,7%), CSN (+24,2%), JBS (+18,5%) e QGEP (+15,7%).

TOP5 entre as recomendadas

A ponta negativa foi liderada pela Ferbasa, com perdas de 20,8%, e na sequência CCR (-17,5%), Oi (-15,1%), Cielo (-12,7%) e B2W (-12,7%).

Veja abaixo todas as recomendações para março.

Todas as carteiras recomendadas para março

*O Investing.com Brasil utiliza como padrão para análise de desempenho das carteiras a comparação entre os preços dos ativos no fechamento do pregão de 29 de março e o do fechamento de 28 de fevereiro, com ajustes por proventos, desdobramentos e grupamentos. Algumas recomendações utilizam outros valores e datas de entrada nos papéis e, por isso, podem apresentar resultado mensal diferente do calculado pelo Investing.com Brasil.

Últimos comentários

Obrigado PETROBRAS, a melhor.. Vamos por mais!
Vou estudar
como invisto nessas carteiras?
Vou aceitar a sugestão para a IRBR3, obrigado
Faltou a carteira da Empirucus/Bettina: +1.576,8%
que bom que voltou a análise das carteiras recomendadas mensais das corretoras p fins de análise dos investidores e especuladores... abraçs
Parece que só voltaram de ferias em março. Espero o analise das carteiras recomendadas todo final de  mes.
Não sei que carteira recomendada é essa da XP porque no próprio relatório de fechamento de março eles reconhecem que a carteira recomendada ficou mais de 4% negativa. Está lá no site da XP. É bom conferir se está certo mesmo para não ter propaganda equivocada...
Não sei que carteira recomendada é essa da XP porque no próprio relatório de fechamento de março eles reconhecem que a carteira recomendada ficou mais de 4% negativa. Está lá no site da XP. É bom conferir se está certo mesmo para não ter propaganda equivocada...
Olá Marcos, no site da XP está exatamente 1,7% como colocamos. Veja o PDF com a carteira de abril. Abraços
Me desculpe mas a Carteira Mensal de Análise Técnica da XP com a sugestão de 10 papéis teve resultado de -4,35%. Aonde está essa carteira com 1,7% em março????
vai rolar um baita churrasco de comemoração na Toro. parabéns pra eles.
Não tem a carteira da Suno Research no gráfico?
Somente corretoras
Não tem a carteira da Suno Research no gráfico?
Faltou EMBR3 que vai surpreender aguardem
Só que a análise aqui é dos papéis que já surpreenderam. Qualquer coisa fora disso, é especulação.
Estou aguardando desde janeiro rsrs. Quando será e oq podemos esperar?
Faltou EMBR3 que vai surpreender aguardem
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.