Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ações: Vencedores e Perdedores

Publicado 03.12.2020, 12:37
Atualizado 28.11.2023, 14:48

Todos nós queremos que nossa vida volte ao normal logo. Mas nós sequer sabemos que normal é esse.

Fácil olhar para trás e ver que o varejo online ganhou com a pandemia, que usamos mais streaming e videoconferência, que as ações de aéreas e companhias de turismo e eventos sofreram. Difícil saber como será e – principalmente - como queremos que nossa vida seja daqui para frente.

Quando a Imunoglobulina estiver correndo no nosso corpo, você vai querer voltar ao escritório ou ao shopping center? Ou terão maior vantagem competitiva as empresas remotas e globalizadas e as vendas online?

O trânsito voltará a ser caótico e tomar nossas preciosas horas, ou adotaremos uma vida carbon free, pautada pelos melhores princípios ESG?

Mesmo quem defende uma posição ou outra mais categoricamente acaba se confundindo nos temas… Vivemos hoje um “liberal na economia e conservador nos costumes”, na versão mercado, “liberal na pandemia e conservador no pós pandemia” ou “liberal no pós pandemia e conservador na pandemia? Quem é você nessa contradição?

Fato é que está difícil entender como será o tal “novo normal” e estamos todos meio perdidos nesse jogo de adivinhação, do mais comum cidadão ao mais renomado gestor, aposto que todos estão em dúvida.

A solução proposta para as carteiras, no entanto, não pode ser mais simples e nada nova. Diversificar. Na dúvida, fique em cima do muro, e você ainda poderá pular para qualquer lado quando necessitar…

Não é incomum ver gestores com posições em vendas online (AMAZON (NASDAQ:AMZN); (SA:AMZO34), MELI (NASDAQ:MELI)); (SA:MELI34) e também de shoppings (ALSO3 (SA:ALSO3), BRML3 (SA:BRML3)).

De companhias aéreas (GOLL4 (SA:GOLL4), AZUL4 (SA:AZUL4)) e de plataformas de streaming (DISNEY(NYSE:DIS); (SA:DISB34), NETFLIX (NASDAQ:NFLX); (SA:NFLX34)).

Quem aposta num portfólio ESG, mesmo assim tem alguns nomes que podem ser questionados, na minha opinião… Afinal, carros elétricos (TESLA (NASDAQ:TSLA); (SA:TSLA34)) produzidos com bateria poluidora e alimentados com energia de fonte suja talvez sejam menos ESG que veículos a diesel com um motor e qualidade aprimoradas (TUPY4 (SA:TUPY3), LEVE3 (SA:LEVE3))…

Não tente você, reles cidadão do bem, adivinhar o futuro da humanidade.

Nessas horas, o melhor é fazer um bom fluxo de caixa, analisar o custo de oportunidade em outros investimentos mais ou menos arriscados, e fazer aquela alocação “papai e mamãe”, bem diversificada, que acabará ganhando em qualquer cenário, ou ainda num misto dos dois, afinal estamos (ainda) em uma democracia e não precisamos todos pensar igual, nem mesmo o mercado.

Últimos comentários

Vencedores e Predadores!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.