Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Vivara: Os Desafios de Uma Boa Empresa

Publicado 03.10.2019, 12:02
Atualizado 09.07.2023, 07:32

 

A Vivara (SA:VIVA3)é a maior rede de joalherias do Brasil, com mais de 180 lojas e 54 quiosques nas principais capitais do país. A empresa, que deve realizar seu IPO neste mês, é verticalizada, possui vantagem competitiva, é líder do setor em que atua. E está bem posicionada para atender as exigências por novas formas de consumo online, com uma forte plataforma e-commerce. No entanto, assim como toda boa empresa, possui alguns desafios pela frente.

No artigo de hoje, abordarei uma tendência que promete afetar o varejo de bens de consumo, como joias, e que se intensifica cada vez mais à medida que os millenials e a geração Z envelhecem e tornam-se membros da população economicamente ativa.

Os millenials – também chamados de geração Y - são os nascidos entre 1980 e 2000. Segundo o Itaú BBA e a Universidade Bentley, eles já representam 34% da população do Brasil e aproximadamente 50% da atual força de trabalho do país.

Atualmente, vivemos uma era de transferência de riqueza da geração X (nascidos entre 1965 e 1980) – que aos poucos vai se aposentando e deixando a força de trabalho – para a geração Y, que vem aumentando cada ano sua participação no mercado. Estima-se que, em 2030, os millenials representarão 70% dos trabalhadores.

Por terem nascido em uma época bem diferente de seus antecessores - principalmente por conta do desenvolvimento da internet - eles possuem atitudes, gostos e exigências peculiares que se refletem em novas formas de comunicação, socialização, trabalho, moradia, consumo e etc.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Entender essa geração é essencial para a sobrevivência das empresas, uma vez que eles serão os clientes de amanhã. Seus gostos atuais são as tendências futuras, e as companhias que entenderem-nas primeiro e se adaptarem a elas largarão na frente.

E uma forte tendência dessa geração que já enxergamos no mundo de hoje é a preferência por serviços e experiências em detrimento da posse de bens. Mais pessoas estão optando por formas alternativas de mobilidade urbana, alugando patinetes, bicicletas ou utilizando serviços compartilhados como o Uber (NYSE:UBER) e o Waze Carpool e estão deixando seus carros na garagem – ou até mesmo na própria concessionária.

As empresas seguem o mesmo movimento no mercado de trabalho e estão optando cada vez mais por escritórios compartilhados geridos por terceiros. Pessoas estão cada vez mais preferindo alugar casas ou apartamentos a comprá-los.

Mas o que essas tendências têm a ver com a Vivara e as diversas varejistas? Da mesma forma que ganham espaço no transporte, trabalho e moradia, podem se tornar regra – ou não – no consumo de diversos bens, inclusive joias.

O mercado de joias finas dos EUA, em 2018, representou US$ 58,8 bilhões e, de 1980 para cá, viu seu crescimento desacelerar. De 1961 até 1980, o setor cresceu 11,8% ao ano; de 1980 a 2000, teve alta anual de 6,4%; e, de 2000 até 2018, avançou somente 2,5% ao ano.

A Vivara pode sofrer bastante caso os millenials e a geração Z realmente enxergarem bens de consumo de luxo como algo supérfluo e desnecessário e optarem por consumir serviços e experiências. Cabe à joalheria – e a todas varejistas – monitorar a confirmação dessas tendências e responder de forma mais rápida possível caso ocorram.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As melhores empresas são aquelas que conseguem sobreviver e se readaptar ao longo dos anos e às mudanças que o mundo e a tecnologia proporcionam. Isso auferindo os mesmos altos retornos e remunerando os acionistas generosamente.

 

A Vivara é uma ótima empresa e tem tudo para se manter altamente competitiva e líder no setor que atua, permanecendo com seu alto ROIC e gerando caixa mesmo com os desafios atuais e os que virão. No entanto, não basta uma excelente empresa para se fazer um excelente investimento, é necessário também que ela seja adquirida por um ótimo preço. E a decisão de se investir ou não em um IPO do tipo deve ser feita levando-se em consideração o valuation da companhia

Últimos comentários

Acho que em algum lugar do mundo alguma mente brilhante ja está pensando num mercado de se aligar a joia ao inves de comprar!
Vinícius eu enxergo a pulseira "Life" como uma ótima forma de atingir essa nova geração. não tinha muito conhecimento dela até namorada, mãe, irmã e muitas mulheres ao redor darem tanto valor a essa pulseira que tem o conceito de "lapidar" numa jóia as experiências de sua vida. comprando o q é chamado de berloque (pingente) que conta se formou em nutrição se já viajou à Paris se possui amor por bichos. e o que me impressiona é quanto todas elas estão dispostas a pagar por esses luxos, se torna algo de reconhecimento e comparo até com o status que o iPhone ainda tem.
Muito bom!
Aluguel de jóias caras seria uma alternativa?
bzhbzhx
Os artigos do Tiago são excelentes, pois além de nos fornecerem boas análises, também nos servem didaticamente.
Parabéns pelo artigo, Tiago!! Como sempre, imparcial e preciso nas análises.
Coeso
ótimo artigo!
ótimo artigo!
Excelente artigo!! Muito contributivo, colaborou legal!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.