VIX: Conhecendo o Índice do MEDO!

VIX: Conhecendo o Índice do MEDO!

Rodrigo Rebecchi  | 24.03.2020 12:27

Traduzido do inglês, VIX é a sigla e o nome popular do CBOE Volatility Index da Chicago Board Options Exchange, uma medida popular da expectativa de volatilidade do mercado de ações para os próximos 30 dias com base nas opções do índice S&P 500. Ele é calculado e divulgado em tempo real pelo CBOE e é frequentemente chamado de índice de medo ou medidor de medo.

O índice foi criado em 1993 e serve como uma ferramenta para os especuladores de curto a médio prazo. Ele também pode ser considerado como um indicador de risco ajudando a prever se o mercado poderá subir ou descer.

Geralmente, quando o VIX sobe é porque existem maiores apreensões no mercado e as ações tendem a cair. Quando o VIX cai é porque a calmaria pode estar voltando e assim abrir espaço para a montagem de posições de investimento nas ações.

Por representar a volatilidade do mercado, o VIX ficou conhecido como o índice do MEDO. Ele mede a quantidade de negócios do S&P 500, que reúne as maiores companhias dos EUA e possui influência sobre os demais mercados.

No gráfico abaixo, você pode notar como o VIX disparou na semana de 23 de fevereiro, quando tivemos um agravamento do surto de coronavírus globalmente.

VIX

O VIX chegou até a sua máxima em 80.20, patamar acima do MEDO observado na Crise do Subprime em 2008. Porém, nesta semana caiu quase -50%. Essas quedas podem indicar que os mercados já estão se acalmando depois do susto inicial.

Alguns fatores são importantes, como o maior pacote econômico de ajuda da história dos EUA prestes a ser aprovado, na casa de 1,8 trilhão de dólares e com a significativa redução de casos na Ásia, principalmente na China (epicentro inicial), no Japão e na Coreia do Sul. Os casos na Itália também começaram a regredir ligeiramente.

Este cenário mostra que a epidemia é gravíssima, mas que é possível controlá-la com uma série de esforços e medidas.

A tormenta deve passar e os mercados podem retomar a sua racionalidade. Não vai ser fácil aguentar a quarentena. Teremos consequências. Mas ao que tudo indica, viveremos para lutar por mais um dia e a vida vai seguir…  

Rodrigo Rebecchi

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Fabio Antonio Gomes
Fabio Antonio Gomes

Não conhecia, muito bom, vou acompanhar agora para sinalizar quando melhor aplicar.  ... (Leia Mais)

26.03.2020 08:48 GMT· Responder
Fabio Antonio Gomes
Fabio Antonio Gomes

não conhecia, vou acompanhar agora, para ter uma ídeia melhor de quando aplicar.  ... (Leia Mais)

26.03.2020 08:47 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App