Perguntas e Respostas: Investidores perguntam, Clement responde #3

Perguntas e Respostas: Investidores perguntam, Clement responde #3

Dentro do Investing.com  | 09.04.2019 18:54

Perguntas e Respostas: Investidores perguntam, Clement responde #3

Nesta semana, o Clement discute por que o índice S&P 500 muda, em que momento evitar investir é o melhor investimento e explica ações arriscadas do setor de tecnologia.

 

Como são feitas as mudanças nos componentes do S&P 500 e com qual frequência elas ocorrem?

O S&P 500 tem um Comitê de Índice que decide quais ações pertencem e não pertencem ao índice principal e as alterações são feitas conforme o comitê achar necessário.

Embora baseadas em regras, as decisões do Comitê não são fundamentadas em regras rígidas. O limite de capitalização de mercado para a inclusão no índice não é absoluto e o Comitê tem o direito de julgar inclusões ou exclusões.

Quanto à frequência com a qual as mudanças acontecem, a julgar pelos últimos três anos, houve entre 20 e 30 mudanças anuais no índice. Algumas delas ocorrem por causa de alterações na capitalização de mercado, mas a maioria vem como resultado de aquisições e fusões.

Curiosamente, o S&P 500 está acrescentando um novo componente (Teleflex) e removendo outro (PG&E). O motivo da mudança é que se espera um pedido de falência da PG&E em 29 de janeiro.

Quando devo evitar investir?

Há alguns cenários em que investir não é algo recomendado. No entanto, eles têm menos a ver com o estado do mercado do que com a sua situação pessoal.

Recomenda-se evitar investir enquanto você não tiver um fundo de emergência. Embora investir seja importante, é ainda mais importante garantir que você tenha dinheiro suficiente para cobrir alguns meses de despesas em caso de alguma emergência contigo ou com algum familiar.

Outra razão para não investir é caso o seu dinheiro esteja destinado a uma compra ou despesa planejada no próximo ano. Investir em qualquer ativo tem seus riscos; se o mercado quebrar, por exemplo, você não quer ter que perder na venda dos ativos porque precisa do dinheiro. Perder alguns pontos percentuais em inflação é, muitas vezes, a escolha mais segura.

No geral, você deve investir mas é importante saber que algumas situações em sua vida pessoal exigem mais atenção imediata. Ser financeiramente estável é um pré-requisito para fazer um investimento bem-sucedido e menos estressante.

Por que as ações do setor de tecnologia são consideradas arriscadas?

Em uma frase: quanto mais as ações do setor de tecnologia subirem por causa das altas expectativas futuras, mais elas poderão cair quando o futuro ficar aquém dessas expectativas.

De forma mais detalhada, as ações são valorizadas com base nas expectativas futuras — não em seus resultados atuais. Isso se reflete no índice P/L das ações. O índice P/L informa por quantas vezes você está comprando os ganhos anuais atuais da empresa.

As ações do setor de tecnologia costumam ser consideradas “o futuro”, aquelas que continuarão crescendo cada vez mais. Por este motivo, a Netflix, por exemplo, está operando em um índice P/L de 250, o que significa que comprar a empresa hoje exige que você pague 250 vezes os ganhos dela e isso, por sua vez, é um número muito alto (o índice P/L médio do S&P é 20).

Quanto maiores as expectativas, maior o preço que você tem que pagar. O risco começa quando as coisas não acontecem conforme o planejado.

Para continuar com o exemplo da Netflix, houve alguns trimestres em que a Netflix não atingiu as expectativas dos analistas e as ações da empresa caíram mais de 10% em uma única sessão, o que é uma queda bastante significativa. As ações que são altamente valorizadas por causa de altas expectativas futuras (como ações de tecnologia, por exemplo) têm bastante chance de cair e, portanto, são mais arriscadas do que outras ações.

Claro, investir significa lidar com risco e recompensa. A recompensa oferecida por uma empresa de tecnologia bem-sucedida é maior do que aquela oferecida por uma empresa comum – e, da mesma forma, também é o risco assumido ao se investir em tal empresa.

 Se você tiver alguma pergunta que gostaria de fazer ao Clement, mande-a nos comentários abaixo ou envie-a diretamente pelo Twitter - @ClemThibault.

Perguntas Frequentes anteriores #2 | Próximo Perguntas e Respostas #4

Seja o primeiro a comentar sobre o

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+