Últimas Notícias
Garanta 40% de desconto 0
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários Descubra ações agora mesmo

Perguntas e Respostas: Investidores perguntam, Clement responde #4

 

Recebemos esta semana perguntas muito interessantes dos nossos investidores — eles queriam saber com qual frequência o Clement faz mudanças no portfólio dele, quais são as recomendações dele para alguém aprender sobre o mercado de ações (além da indicação de livros) e como avaliar uma empresa antes de ela entrar com oferta pública inicial (IPO).

 

Como avaliar uma empresa antes do IPO?

Boa pergunta! Especialmente com Airbnb e outras empresas grandes já planejando entrar com pedido de IPO.

Primeiro, deixe-me começar dizendo que investir em um IPO é mais arriscado do que em outras ações porque, com frequência, há pouca informação disponível e potencial assimetria entre as informações, em que algumas pessoas “por dentro do assunto” sabem de alguma coisa que os investidores comuns não sabem, o que coloca esses investidores em desvantagem.

Se você ainda quiser se aventurar em IPOs (que são um dos meus investimentos favoritos) nos EUA, por exemplo, basta procurar o formulário S-1 que as empresas precisam submeter à SEC antes de emitir ações. Pesquise no Google "formulário S-1 'nome da empresa'" (S-1 form, em inglês).

Esse formulário tem quase tudo o que você precisa saber para ter uma ideia da verdadeira avaliação da empresa: receita, lucros, crescimento nos últimos dois anos, principais riscos que afetam a empresa e, basicamente, todas as informações financeiras disponíveis sobre a empresa.

A partir daí, é claro, você precisa saber como analisar uma demonstração de resultados, um balanço patrimonial e fluxos de caixa. Se não estiver familiarizado com esses termos, dedique um momento para estudá-los e, talvez, pratique suas habilidades básicas de avaliação antes de entrar no próximo IPO.

Os IPOs são um investimento excelente mas arriscado. Eu vejo frequentemente que as disparidades entre a avaliação inicial no mercado de ações e a avaliação real são uma boa maneira de gerar retornos.

Com qual frequência se deve fazer alterações no portfólio de investimentos?

Ao investir no mercado de ações, você precisará ter um motivo para entrar e um motivo para sair.

Todos nós temos critérios que utilizamos para avaliar as empresas. Algumas pessoas buscam empresas de baixo custo, ao passo que outras procuram crescimento explosivo. Mas todos nós temos uma ideia do que constitui um possível investimento.

Você adiciona posições quando achar que encontrou uma nova oportunidade que se adequa aos seus padrões. Às vezes, posso abrir várias posições em uma semana e não fazer absolutamente nada na semana seguinte.

O mesmo é válido para o fechamento de posições. Quando abrimos uma posição, temos uma tese de investimento. Acreditamos que o valor aumentará ou diminuirá e definimos uma meta de preço que acreditamos refletir o verdadeiro valor de uma empresa. Paramos quando elas cumprem o seu potencial ou quando não acreditamos mais que nossa tese vai se tornar realidade. De novo, algumas semanas são repletas de ação, já outras são gastas esperando o Sr. Mercado fazer sua mágica.

Basicamente, a frequência com a qual você adiciona e retira posições depende do mercado. É preciso aceitar o que o mercado está oferecendo e não forçar um investimento.

Eu vou dizer que, em média, quanto mais transações você fizer, mais tarifas serão cobradas e retiradas do seu capital e mais difícil será obter algum lucro líquido com seu investimento; portanto, negocie com sabedoria!

Sei que você recomenda livros, mas há alguma outra forma de aprender sobre o mercado de ações?

Bem, no meu livro, os livros são o recurso de aprendizagem número 1. Eles propiciam todo o conhecimento técnico necessário para se começar a explorar o mundo dos investimentos. Veja aqui a minha lista pessoal: (link para o tweet no site Investing.com com a recomendação do livro)

Após aprender a “linguagem” de investimento, você pode começar a interagir com outros investidores. Participe de uma comunidade, conheça outros investidores e crie discussões no Twitter, Quora ou Investing.com. Você descobrirá que ainda há muito o que aprender com a experiência de outras pessoas.

Também é necessário abrir uma conta em uma corretora. Você pode optar por começar com dinheiro falso (conta demo), apenas para entender como as coisas funcionam e evitar perder dinheiro enquanto aprende.

Em algum momento, para realmente entender o mercado de ações, será necessário abrir uma conta real, com dinheiro de verdade. Assim que abrir a conta, você estará exposto ao aspecto psicológico do investimento, que talvez seja o mais difícil de dominar.

Não há pressa nenhuma, leve o tempo que precisar. Como tudo na vida, ter êxito em investimento requer tempo e dedicação. É extremamente difícil dominar o mercado de ações, mas a estrada está repleta de momentos que fazem a viagem valer a pena.

Se você tiver alguma pergunta que gostaria de fazer ao Clement, mande-a nos comentários abaixo ou envie-a diretamente pelo Twitter - @ClemThibault.

Perguntas Frequentes anteriores #3 

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir esse gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por esse motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
 
Tem certeza que deseja excluir esse gráfico?
 
Postar
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Anexar um gráfico a um comentário
Confirmar bloqueio

Tem certeza de que deseja bloquear %USER_NAME%?

Ao confirmar o bloqueio, você e %USER_NAME% não poderão ver o que cada um de vocês posta no Investing.com.

%USER_NAME% foi adicionado com êxito à sua Lista de bloqueios

Já que acabou de desbloquear esta pessoa, você deve aguardar 48 horas antes de bloqueá-la novamente.

Denunciar esse comentário

Diga-nos o que achou desse comentário

Comentário denunciado

Obrigado!

Seu comentário foi enviado aos moderadores para revisão
Cadastre-se com Google
ou
Cadastre-se com o e-mail