Quem em sã consciência utilizaria a Libra, nova moeda do Facebook?

Quem em sã consciência utilizaria a Libra, nova moeda do Facebook?

Dentro do Investing.com  | 08.07.2019 20:45

Quem em sã consciência utilizaria a Libra, nova moeda do Facebook?

Por Jesse Cohen

Caso você tenha perdido, o Facebook (NASDAQ:FB) anunciou, na terça-feira, seus planos de lançar uma nova criptomoeda global chamada Libra.

A moeda é gerenciada pela rede Libra, cofundada por várias empresas nos setores de pagamentos e de tecnologia, inclusive a Mastercard (NYSE:MA), PayPal e Uber (NYSE:UBER). Para facilitar as transações, o Facebook também criou uma nova subsidiária chamada Calibra, que oferecerá carteiras digitais para a moeda Libra.

Segundo o Facebook, a subsidiária só compartilhará dados dos usuários/clientes com o Facebook ou partes externas se tiver o consentimento para tal ou, em “casos limitados”, onde for necessário. Isto pode incluir casos de aplicação da lei, segurança pública ou funcionalidade geral do sistema.

As pessoas vão mesmo utilizar a moeda Libra?

As possíveis motivações do Facebook para entrar no mercado de pagamentos são o mais preocupante.

O Facebook tem uma reputação muito ruim por diversos motivos. Será que as pessoas realmente confiam suas finanças à empresa e dão o controle de seu dinheiro ao Mark Zuckerberg, especialmente diante das revelações que vieram à tona no passado de que a Cambridge Analytica, sediada no Reino Unido, acessou indevidamente dados de 87 milhões de usuários do Facebook?

Embora tenhamos que esperar para ver, eu espero que a resposta seja um não categórico. O Facebook (NASDAQ:FB) já sabe tanto sobre você que a última coisa que você precisa dar à empresa de mídia social é ainda mais acesso — e desta vez aos seus hábitos de gastos online. 

Para muitos, este é um risco que não vale a pena.

De acordo com uma pesquisa feita em 2018 com 1.000 adultos pelo site de finanças pessoais MagnifyMoney, 91% dos entrevistados — como previsível — disseram que não confiariam no Facebook para lidar com seus pagamentos.

O Facebook diz que o lançamento da Libra é parte de um esforço para não apenas uma expansão para a área de pagamentos digitais, mas também para oferecer aos consumidores que não têm acesso a banco em países desfavorecidos acesso a serviços financeiros pela primeira vez.

Entretanto, o objetivo do Facebook para a Libra é de, com o tempo, integrar a moeda digital em transações cotidianas, como pagar contas, comprar uma xícara de café ou pagar por transporte público.

Isso permitiria à maior rede social do mundo, com mais de dois bilhões de usuários, combinar os dados de transação de um cliente com suas interações sociais e, possivelmente, vendar tal informação para quem pague mais.

É exatamente por isso que as agências regulatórias mundiais já emitiram alertas sobre a criptomoeda do Facebook, com os formuladores de políticas dos EUA pedindo que o Facebook suspenda o desenvolvimento da Libra enquanto o conceito é investigado.

Mais severamente, a deputada Maxine Waters divulgou um comunicado dizendo: “Tendo em vista o passado conturbado da empresa, estou solicitando que o Facebook concorde com uma moratória sobre qualquer avanço no desenvolvimento de uma criptomoeda até que o Congresso e as agências regulatórias tenham a oportunidade de examinar essas questões e tomar ações”.

Antes do anúncio de terça-feira, o Facebook já estava enfrentando repercussão negativa bastante grande por manipular incorretamente dados de usuários. Essas questões levaram alguns funcionários do governo a pedir que o Facebook fosse desmembrado à força.

Seja o primeiro a comentar sobre o

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+