Últimas Notícias
Garanta 40% de desconto 0
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Quer investir em commodities? Veja o que você precisa saber

 

Se você está lendo este post, isso provavelmente significa que você está interessado – ou pelo menos curioso – em negociar commodities, mas pode não ter certeza de como e por onde começar ou, ainda, se é o tipo de investimento que deseja fazer.

O que são commodities?

Para decidir se deve ou não negociar commodities, você precisa saber (se ainda não sabe) o que elas são: uma commodity é uma matéria-prima ou produto agrícola que pode ser comprado ou vendido, e qualquer mercado físico ou virtual que permita a compra ou venda dessas mercadorias é considerado um mercado de commodities. Há três categorias de commodities: soft, hard e energéticas.

As soft commodities (p. ex.: commodities agrícolas) são aquelas de produtos cultivados, como grãos de café, madeira, carnes, açúcar e assim por diante.

As hard commodities (p. ex.: commodities minerais) são aquelas de produtos extraídos por meio de mineração, como outro, prata, paládio etc.

As commodities energéticas referem-se aos materiais utilizados para produzir energia, como petróleo, gás natural, etanol, carvão e outros materiais semelhantes.

No total, há mais de 100 commodities primárias, metade das quais são consideradas principais commodities.

Como as commodities são compradas e vendidas?

Embora você possa comprar as commodities (mercadorias reais) e armazená-las, a maioria das negociações e operações de commodities é feita por meio de bolsas de mercadorias e futuros. Historicamente, o mercado de commodities mais antigo de que se tem conhecimento estava situado na antiga Suméria em algum momento entre 4500-4000 a.C. Os contratos eram escritos em tabuletas de argila e representavam a quantidade de cada mercadoria (como cabras ou quantidade de trigo) que se prometia entregar – não muito diferente dos contratos futuros de hoje.

Negociando commodities – Prós

  • Diversificação – Ao olhar dados históricos, é possível ver que há uma correlação baixa a negativa entre os preços das commodities e os preços das ações e títulos. Isso permite que você diminua o risco em relação aos seus investimentos em ações.
  • Proteção contra a inflação – Embora a inflação reduza os preços dos títulos e ações, as commodities parecem, no entanto, se beneficiar disso. Isso faz sentido porque a inflação faz os preços das mercadorias subir e os preços das commodities utilizados para criar essas mercadorias sobem junto.
  • Exposição a oportunidades de crescimento – Como a demanda por determinadas commodities aumenta com o passar do tempo, o preço delas aumenta simultaneamente. Por exemplo, nos últimos 2 anos, o preço dos contratos futuros de paládio mais que dobrou, já que este metal é vital para a produção de certas peças de carros.

Negociando commodities – Contras

  • Volatilidade alta – Em termos de negociação, as commodities são consideradas alguns dos instrumentos mais voláteis e são, em média, duas vezes mais voláteis do que as ações e quatro vezes mais voláteis do que os títulos.

Aviso importante – Alguns analistas insistem que outro ponto contra é que as commodities não têm geração de renda, mas nosso analista, Barani Krishnan, pensa um pouco diferente:

“Eu não concordo com a não geração de renda como um ponto contra. A crença popular de que investimento em commodities é um “jogo de vencedores e vencidos” (ou seja, alguém tem que perder para outro alguém ganhar) é simplista demais quando vista por uma perspectiva mais diversificada. Por exemplo, você pode ser um fundo de hedge que investe em plantações que são um nicho, participando não só da descoberta de preço do produto que está cultivando, mas também da receita dos produtos que colhe e vende. O agora extinto Armajaro foi um desses fundos de hedge; a empresa é um dos maiores investidores no ramo proprietário/gestores de fundos em cacau/café da sua época.

 

Conhece outros prós e contras? Compartilhe com a gente nos comentários.

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir esse gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por esse motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
 
Tem certeza que deseja excluir esse gráfico?
 
Postar
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Anexar um gráfico a um comentário
Confirmar bloqueio

Tem certeza de que deseja bloquear %USER_NAME%?

Ao confirmar o bloqueio, você e %USER_NAME% não poderão ver o que cada um de vocês posta no Investing.com.

%USER_NAME% foi adicionado com êxito à sua Lista de bloqueios

Já que acabou de desbloquear esta pessoa, você deve aguardar 48 horas antes de bloqueá-la novamente.

Denunciar esse comentário

Diga-nos o que achou desse comentário

Comentário denunciado

Obrigado!

Seu comentário foi enviado aos moderadores para revisão
Cadastre-se com Google
ou
Cadastre-se com o e-mail