Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Acordo entre EUA, Canadá e México deve - novamente - substituir o Nafta

Publicado 10.12.2019, 14:25
Atualizado 10.12.2019, 14:29
Acordo entre EUA, Canadá e México deve - novamente - substituir o Nafta

Acordo entre EUA, Canadá e México deve - novamente - substituir o Nafta

Por Andrea Shalal e Daina Beth Solomon

WASHINGTON/CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Canadá, México e Estados Unidos concordaram com uma nova revisão de seu pacto comercial regional de 25 anos depois que os negociadores aprovaram mudanças em um acordo preliminar firmado no ano passado, e as autoridades assinarão o novo pacto nesta terça-feira.

O acordo, que ainda precisa da aprovação dos parlamentares dos três países, acrescenta uma supervisão mais rigorosa das disposições trabalhistas exigidas pelos democratas dos EUA, mudanças que, segundo a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, fizeram dele um acordo "infinitamente melhor" do que o firmado entre o governo Trump, o Canadá e o México em 2018.

O Acordo de Comércio Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês) substituirá o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), um pacto regional em vigor desde 1994 que abrange 1,2 trilhão de dólares em comércio anual. Seus apoiadores dizem que ele é responsável por 12 milhões de empregos nos EUA e um terço de todas as exportações agrícolas norte-americanas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, lançou uma renegociação do Nafta em seu primeiro ano no cargo, com a intenção de cumprir a promessa de campanha de 2016 para substituir o que ele ridicularizou como o "pior acordo de todos os tempos". Os líderes canadenses e mexicanos concordaram com relutância em participar das negociações com seu maior parceiro comercial.

O acordo sobre um texto final do USMCA vem depois de mais de um ano de atrasos. Os anúncios desta terça-feira vieram após vários dias intensos de negociações com o México sobre as alterações propostas às cláusulas relativas ao aço e alumínio, medicamentos biológicos e serviços de internet, bem como as novas disposições trabalhistas.

Uma cerimônia de assinatura ocorrerá na Cidade do México nesta terça, com a presença do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador; da vice-primeira-ministra canadense, Chrystia Freeland; do representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer; e do assessor da Casa Branca Jared Kushner, disse uma autoridade mexicana no Twitter.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447723))

REUTERS LB CMO

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.