Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

BNDES/Montezano: agenda legislativa é fundamental para mercado de gás

Publicado 25.02.2021, 13:02
Atualizado 25.02.2021, 16:10
© Reuters.  BNDES/Montezano: agenda legislativa é fundamental para mercado de gás

O desenvolvimento do mercado de gás natural no País é economicamente viável, mas depende de evolução na agenda legislativa, afirmou nesta quinta-feira, 25, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano. Desde o ano passado, o banco tem trabalhado em estudos para apoiar o "novo mercado de gás", como tem sido chamada a iniciativa do Ministério da Economia para desenvolver o setor e tem se colocado à disposição para financiar investimentos.

Segundo Montezano, o aprofundamento dos estudos - na última segunda-feira, 22, o BNDES lançou um segundo relatório sobre o tema, na esteira de uma primeira edição lançada em maio de 2020 - confirmam a viabilidade econômica desse mercado.

De um lado, a demanda por gás natural, para diversos usos, como na indústria e na geração de energia, "é palpável e concreta", disse Montezano. Do outro lado, a oferta de gás é "farta" e, principalmente, "economicamente viável", afirmou o executivo, em seminário online promovido pelo BNDES durante a "2ª Semana Gás para o Desenvolvimento".

Só que, "para poder destravar esse mercado", dar liquidez à oferta e à demanda, é "fundamental que a gente veja uma evolução da agenda legislativa", ponderou Montezano.

Um projeto de lei que altera pontos da regulação do setor, chamada Lei do Gás, está em tramitação do Congresso Nacional. A proposta foi colocada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como prioridades para a atual legislatura, no contexto da escolha do deputado Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados.

Últimos comentários

o problema desse mercado são os contratos....tirando as grandes empresas, que já possui uma demanda de gás bem mapeada, quem nesse país é maluco de fechar um contrato firme de longo prazo?
Vamos Lira acelera este projeto de lei do gás
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.