Exportação de café verde do Brasil recua 14% em outubro; cresce mais de 20% no ano

Exportação de café verde do Brasil recua 14% em outubro; cresce mais de 20% no ano

Reuters  | 11.11.2019 16:56

Exportação de café verde do Brasil recua 14% em outubro; cresce mais de 20% no ano

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de café verde do Brasil recuaram 14% em outubro na comparação com mesmo mês do ano passado, somando 3,1 milhões de sacas de 60 kg, informou nesta segunda-feira o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Na delimitação por variedades, os embarques brasileiros do café arábica atingiram 2,8 milhões de sacas no mês passado, recuo de 12,8% no ano a ano, enquanto as exportações do café robusta somaram 274 mil sacas, queda de 25,7%.

Considerando a soma de café verde, solúvel, torrado e moído, as exportações brasileiras acumularam 3,4 milhões de sacas em outubro, retração de 13,1% na comparação anual, acrescentou o Cecafé, ponderando que em outubro de 2018 o Brasil bateu recorde de embarques do produto para o mês.

Segundo relatório da entidade, a receita cambial com as vendas de café em outubro foi de pouco mais de 441 milhões de dólares, baixa de 14,7% ante igual período do ano passado, enquanto o preço médio recuou 1,8%, a 128,90 dólares por saca.

Apesar das quedas, o Cecafé acredita que os resultados do mês de outubro são positivos diante dos indicadores de maior consumo global.

"Os volumes exportados para a Europa, bem como para Ásia, América do Norte, América do Sul, África apresentaram um significativo crescimento, comprovando mais uma vez a capacidade do país em atender aos mais diversos e exigentes mercados...", disse em nota o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.

ACUMULADO DO ANO POSITIVO

Se os números caíram em outubro, no acumulado de 2019 o país permanece com seu melhor desempenho em cinco anos, com embarques de 34 milhões de sacas nos dez meses do ano --alta de 22,8% em relação à mesma época de 2018.

A cifra é puxada por avanços significativos nas exportações tanto do café arábica quanto do robusta. O arábica, principal variedade cultivada no Brasil, teve embarques de 27,4 milhões de sacas em 2019 até o momento, alta de 21,3%, enquanto as vendas do conilon (como é conhecido o café robusta no país) saltaram 58,3%, para 3,3 milhões de sacas.

"O agronegócio café brasileiro, em especial o setor exportador, tem investido e trabalhado intensamente para atender e dar suporte à alta demanda do mercado consumidor interno e global", afirmou Carvalhaes.

Os Estados Unidos seguem sendo o principal destino das exportações brasileiras, com 6,5 milhões de sacas recebidas em 2019, seguidos pela Alemanha, que adquiriu 5,7 milhões de sacas no acumulado do ano, segundo o Cecafé.

© Reuters. Trabalhadores em meio a sacas de café para exportação no porto de Santos (SP)

"Todos os principais países consumidores de café brasileiro, exceto Reino Unido, registraram, no ano civil, aumento na importação do produto brasileiro, comparando com mesmo período do ano passado", destacou o Cecafé.

(Por Gabriel Araujo; edição de Roberto Samora)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.

';