Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Brasil tem 36 casos de pacotes oriundos da Ásia com sementes não solicitadas

Publicado 30.09.2020, 20:51
Atualizado 01.10.2020, 07:35
© Reuters. Em meados deste ano, cidadãos dos EUA também receberam pacotes da Ásia com sementes não solicitadas

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou até o momento o recebimento de 36 pacotes originados de países asiáticos contendo sementes não solicitadas por residentes locais, em ocorrências que já foram confirmadas em oito Estados, informou o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.

Entre as origens dos pacotes, que chegam pelos correios, estão China, Malásia e Hong Kong, disse o ministério, que tem orientado os cidadãos que recebem as sementes a não plantá-las, dado que "ainda não é possível apontar os riscos envolvidos".

"O material foi enviado para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiânia para as análises técnicas", disse o ministério em nota enviada à Reuters.

De acordo com o governo, o recebimento das sementes foi verificado na Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

"Caso a pessoa não tenha feito compra on-line ou não reconheça o remetente, não utilize as sementes e leve o pacote para uma das unidades do Mapa em seu Estado ou entre em contato por telefone relatando a situação", apontam as orientações do governo.

O ministério ressaltou que a entrada de sementes no Brasil só pode ser originária de fornecedores de países com requisitos fitossanitários estabelecidos junto à pasta, mediante análise de riscos sobre as pragas que podem ser introduzidas por cada vegetal.

"A importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos", acrescentou o governo.

Entidades de âmbito estadual, como a unidade mineira da Emater, também divulgaram comunicados a respeito dos casos.

© Reuters. Em meados deste ano, cidadãos dos EUA também receberam pacotes da Ásia com sementes não solicitadas

Em nota publicada nesta quarta, a Emater-MG destacou que os pacotes podem conter ervas daninhas, que se espalham sem controle, ou até mesmo vírus, fungos ou bactérias capazes de infectar e provocar danos à produção local.

(Por Gabriel Araujo)

Últimos comentários

Um daqueles que receberam um saquinho destas sementes plantou-as e nasceu uma abobora branca bem grande. Ninguém soube dizer se havia alguma doença de qualquer espécie até agora. Se era alguma tentativa de espalhar ervas daninhas, foi bem amadora e idiota, há maneiras bem mais fáceis e discretas.
Corona Virus para Flora!
Essa china e uma desgraça criou o virus agora que destruir a economia do Brasil no setor da agricultura.
Estas sementes podem ter sido geneticamente modificadas para disseminar pragas que, levadas pelo vento, poderiam destruir todas as plantações de soja, trigo e milho do nosso país. Lembrem que a China começou tudo com o lançamento do covid19!
Vamos fugir da Ásia... evitar de compra seus produtos... vai ser difícil mas em 40 anos estaremos livre...
Será sementes que se plantadas,espalham o coronavirus através de belas árvores?
O fim estã chegando
da até medo. pq disso... pior que haverá alguém que plante. mudar ecossistema
Carvalho
Sobre nossa terra não vale encantamentos mas esta a BÊNÇÃO do Senhor!
A terceira guerra mundial já começou e ninguém percebeu ainda. Só vão perceber quando exércitos estrangeiros invadirem o país executarem os civis, bombardearem as casas e fizerem todo tipo de maldade com o povo, mas aí já será tarde para reagir.
nos estados unidos ja foram mais de 30 mil pacotes com esta semente somente no estado da Califórnia e texas
isso é semente de laranja kkkk. nem precisa de análise
Se for ou não, ninguém pediu que fosse enviado. No mínimo muito estranho.
Tem que mandar de volta uns pacotes com Césio, malária, dengue hemorrágica, febre amarela e rubéola. E um sabão e uma bucha pra desenvolver hábitos de higiene básicos. Já que eles mandam covid, gripe do frango, h2n2, sars para adoecer o mundo.
Tudo lixo que vem da china
deve der outra praga, de boas
ai vc compra um relógio de 100 conto e fica travado.
Hoje em dia os chineses ilegais ja colocam brasileiros pra trabalhar pra eles enriquecerem aqui. Se nada for feito, alem do contrabando, seremos dominados pela mafia chinesa.
Alguém tem dúvida, que a China será o próximo império mundial, biblicamente o livro de apocalipse cita uma nação representada pelo dragão. Agora convenhamos o povo recebe algo estranho, de um país desconhecido, de remetente pra lá de duvidoso, de graça...ah vou fazer o que? Salvar o planeta e plantar e se der um fruto estranho, vou comer lógico.
 parei no biblicamente kkkk
aproveitou a melhor parte. Sem ironia.
cara... daqui 30 anos.. vai ser difícil explicar esse ano de 2020 pro pessoal novato viu... ave Maria
e os Correios? sao culpados por deixar entrar.
Correios só entregam a mercadoria, não são alfandega, e também não pode violar correspondências e malotes, nossa quanta falta de conhecimento básico das coisas, povo é burro mesmo.
 "De acordo com os Correios, 80% dos pacotes internacionais que chegam ao Brasil são da China. Após 20 dias até chegar ao nosso país, as encomendas vão para o Centro Internacional de Curitiba (CEINT) — e são aproximadamente 300 mil delas por dia. Depois de um processamento realizado pela Polícia Federal (é aqui que entra o fisco e a tributação), são mais de 10 dias para chegar na casa da residência (até 40 dias úteis)." A pf e a receita podem abrir e até confiscar
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.