Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Cemig quer antecipar devolução de tributos a consumidor, não vê impacto em resultado

Publicado 06.08.2020, 08:51
Atualizado 06.08.2020, 08:55
© Reuters.

© Reuters.

SÃO PAULO (Reuters) - A Cemig (SA:CMIG4) apresentou à reguladora Aneel proposta para antecipar a devolução a consumidores de 714,4 milhões de reais recolhidos indevidamente em tributos (PIS/Pasep e Cofins), após decisão judicial sobre o tema, informou a estatal mineira de energia em comunicado na noite de quarta-feira.

A elétrica, no entanto, destacou que a restituição aos clientes de seu braço de distribuição Cemig-D não afetaria o balanço, uma vez que os valores já se encontram registrados como passivo em suas demonstrações financeiras.

A proposta apresentada pela Cemig à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a devolução envolveria a anulação do reajuste aprovado pelo regulador para as tarifas da Cemig-D, que representou elevação das contas de luz em média em 4,27% a partir de 28 de maio.

A partir daí, o reajuste seria recalculado, com a criação de um componente financeiro negativo para refletir a devolução aos consumidores.

Os valores a restituir aos clientes devem-se à cobrança por anos pelas distribuidoras de energia no Brasil de contas de luz com ICMS na base de cálculo do PIS/Pasep e Cofins, o que foi proibido por decisão judicial transitada em julgado.

Após a decisão, a Aneel iniciou discussão com distribuidoras sobre como deve se dar a devolução dos valores pagos a mais pelos consumidores, incluindo debate sobre se as empresas de energia teriam direito a algum valor por terem atuado na discussão judicial para revisão da cobrança do tributo.

Em seu comunicado, a Cemig disse que sua proposta "leva em consideração o cenário de absoluta excepcionalidade causado pela pandemia de Covid-19 e a responsabilidade da companhia de cumprir sua função social e cumprir seus deveres para a comunidade em que atua".

A companhia destacou ainda que a iniciativa, se aprovada pela Aneel, representaria "uma importante contribuição para a modicidade tarifária em um momento em que todos os agentes econômicos buscam medidas que possam reduzir os impactos da pandemia".

A proposição da elétrica, controlada pelo governo de Minas Gerais, será objeto de análise e deliberação por parte da diretoria da Aneel.

"A Cemig reforça que a parcela dos créditos que propõe restituir aos seus consumidores já se encontra registrada como um passivo nas suas demonstrações financeiras, de forma que a decisão ora comunicada não causará impacto nos resultados caso venha a ser acolhida pela Aneel", reforçou a empresa.

O debate sobre a devolução de recursos aos consumidores segue-se a decisões judiciais transitadas em julgado que concluíram pela exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins nas tarifas de energia.

A decisão final da Aneel sobre o tema deve ter impactos também sobre os balanços de outras empresas que atuam em distribuição de energia, como Equatorial (SA:EQTL3) e Light (SA:LIGT3).

(Por Luciano Costa)

Últimos comentários

não vai dar nada...basta dar um desconto na conta ... digamos -2,00 ou -1,00 pronto. nem precisa pegar esse dinheiro e devolver.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.