Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Furnas, da Eletrobras, contrata energia de quase 1 GW em usinas solares em leilão

Publicado 16.11.2020, 09:37
Atualizado 16.11.2020, 09:40
© Reuters. Fábrica de painéis para energia solar BYD, em Campinas

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A estatal Furnas, da Eletrobras (SA:ELET6), fechou contratos de longo prazo para a compra da produção futura de novas usinas solares que serão construídas por terceiros e somarão quase 1 gigawatt em capacidade instalada, após um leilão privado realizado pela companhia na semana passada.

O movimento de Furnas segue-se a outras licitações semelhantes de elétricas como Copel (SA:CPLE6), Cemig (SA:CMIG4) e Engie (SA:EGIE3), que têm buscado comprar energia renovável para posterior negociação no chamado mercado livre de eletricidade, onde grandes empresas como indústrias negociam diretamente seu suprimento junto a geradores e comercializadores de energia.

A elétrica informou em comunicado no sábado que o leilão, promovido na quinta-feira, selou a compra de energia junto a 15 empreendimentos solares por prazo de 15 anos, para comercialização a partir de 2024.

© Reuters. Fábrica de painéis para energia solar BYD, em Campinas

Furnas disse que o leilão tinha como objetivo original a compra de energia de novos empreendimentos eólicos e solares e que participaram "diversas companhias e consórcios", mas não detalhou as empresas que disputaram a concorrência.

Os empreendimentos que negociaram energia com a estatal ficam na Bahia, Piauí, Ceará e Paraíba.

Os projetos deverão demandar um investimento total pelas empresas responsáveis pelos ativos estimado em cerca de 4,1 bilhões de reais, segundo Furnas.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.