Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ministério de Minas e Energia quer apoio do BNDES a térmicas a carvão

Publicado 18.10.2019, 18:03
Atualizado 18.10.2019, 18:03
© Reuters. (Blank Headline Received)

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia quer apoiar a implementação de térmicas a carvão na região Sul, o que envolverá negociações para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financie os empreendimentos, disse nesta sexta-feira o secretário de Planejamento da pasta, Reive Barros.

O movimento do ministério vem em momento em que o carvão tem atraído menor interesse de investidores mundo afora, à medida que governos e empresas miram redução de emissões de carbono e maiores aportes em energia limpa, como usinas eólicas e solares.

O secretário defendeu que as térmicas da fonte fóssil seriam importantes para o Sul porque podem ser construídas perto de áreas que concentram consumo de energia na região, além de terem reservas próximas.

"Nós deveremos no final de 2019, através do ministro Bento (Albuquerque), apresentar um programa específico de viabilização de termelétricas a carvão no Rio Grande do Sul e Santa Catarina", disse ele a jornalistas, após participar do leilão de energia A-6 em São Paulo.

O secretário disse que para serem viáveis esses projetos precisam buscar maior eficiência e modernização, de forma a se tornarem mais competitivos e reduzir emissões de carbono, o que não tem sido possível até devido à dificuldade de investidores para financiar os projetos.

"Elas não estão encontrando alternativas de financiamento nem a nível nacional e nem a nível internacional", afirmou Barros.

© Reuters. (Blank Headline Received)

"A ideia é que haja uma discussão entre o Ministério de Energia e o Ministério da Economia para encontrar alternativas, de tal sorte que o BNDES venha a voltar a financiar essas usinas", acrescentou ele.

Os leilões de energia do governo brasileiro para novas usinas não contratam novos empreendimentos a carvão desde 2014, quando a francesa Engie (SA:EGIE3) venceu com sua térmica Pampa Sul, que iniciou operação neste ano.

Mais recentemente, a Engie colocou o ativo e outro complexo térmico a carvão em Santa Catarina à venda, em meio a uma estratégia global do grupo francês de investir apenas em renováveis e gás natural, visto como um combustível "de transição" rumo a uma matriz global mais limpa.

Últimos comentários

Incentivar energia solar nem pensar... hipocritas.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.