Navios, trens e cavernas: operadores procuram locais para armazenar petróleo

Navios, trens e cavernas: operadores procuram locais para armazenar petróleo

Reuters  | 22.04.2020 18:30

Navios, trens e cavernas: operadores procuram locais para armazenar petróleo

Por Ron Bousso e Stephanie Kelly e Laura Sanicola

LONDRES/NOVA YORK (Reuters) - Operadores do mercado de petróleo estão lutando para encontrar navios, vagões de trens, cavernas e oleodutos suficientes para armazenar combustível, uma vez que instalações convencionais de estocagem foram rapidamente preenchidas em meio à oferta abundante e à queda na demanda devido ao coronavírus.

Dezenas de navios-tanque foram afretados nos últimos dias para armazenar pelo menos 30 milhões de barris de combustível de aviação, gasolina e diesel no mar, atuando como estoques flutuantes, à medida que tanques em terra firme já estão cheios ou reservados, de acordo com traders e dados de agências marítimas.

O volume se junta aos 130 milhões de barris de petróleo bruto já armazenados de maneira flutuante, acrescentaram fontes dos setores.

É difícil avaliar toda a capacidade de estocagem de petróleo do mundo, mas sinais de que o limite está sendo atingido são cada vez mais óbvios. O aumento do armazenamento marítimo é um indicador, já que ele é mais caro do que a estocagem "onshore" e pode ser tecnicamente complexo.

Em terra, o armazenamento nos Estados Unidos está sendo preenchido rapidamente, com estoques figurando em 518,6 milhões de barris neste momento, próximos a uma máxima histórica. O centro de distribuição de Cushing, em Oklahoma, estará efetivamente cheio até maio, segundo operadores.

Dessa forma, produtores, refinarias e traders estão adotando táticas mais incomuns, como a estocagem de petróleo e combustíveis em vagões de trens no nordeste dos EUA e em oleodutos fora de utilização.

Na Europa, o centro de armazenamento e refino do noroeste do continente ainda possui espaço a ser preenchido, mas especialistas da indústria indicam que a maior parte da capacidade restante já foi reservada.

Cavernas de sal na Suécia e em outros países escandinavos também estão ou lotadas, ou totalmente reservadas.

© Reuters. .

"Estamos trabalhando com os locais de armazenamento mais estranhos, localidades bastante difíceis, onde há restrições operacionais", disse Krien van Beek, corretor da ODIN - RVB Tank Storage Solutions em Roterdã, na Holanda.

"Até os vagões de trens ficarão empilhados com produtos", acrescentou um corretor com atuação nos EUA, que pediu para ser mantido no anonimato.

(Reportagem adicional de Jonathan Saul e Bozorgmehr Sharafedin, em Londres)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Arley Martins
Arley Martins

Corta a producao por 1 semana ninguem fala. 😒  ... (Leia Mais)

23.04.2020 12:20 GMT· Responder
DiogoNestor Oliveira
DiogoNestor Oliveira

E a pergunta que nao quer calar, podemos ter outra forte queda nos precos? E quando esse furacao toca no chao?   ... (Leia Mais)

23.04.2020 12:18 GMT· Responder
Carlos Netto
Carlos Netto

Navios, trens, cavernas, oleodutos.. tudo virou estoque... daqui a pouco vai surgir um "gênio" que vai provar que devolver aos poços é mais vantajoso!!  Cortar pra valer a produção nem pensar né!!  ... (Leia Mais)

23.04.2020 10:28 GMT· Responder
silvio ladeira
silvio ladeira

O desespero do ser humano não tem limite ,por isso morrer sem acreditar em nada, somente em dinheiro   ... (Leia Mais)

22.04.2020 21:45 GMT· 1 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.

';