Plantio de soja triplica na semana a 25% da área em MT; 2ª safra fica apertada, diz Imea

Plantio de soja triplica na semana a 25% da área em MT; 2ª safra fica apertada, diz Imea

Reuters  | 23.10.2020 18:15

Plantio de soja triplica na semana a 25% da área em MT; 2ª safra fica apertada, diz Imea

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja em Mato Grosso triplicou em uma semana, atingindo 25% da área esperada para a safra 2020/21, mas ainda até bem atrás do índice de 64,5% verificado na mesma época da temporada anterior, uma vez que neste ano as chuvas foram escassas para iniciar os trabalhos, apontou nesta sexta-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Até a sexta-feira da semana passada, agricultores tinham semeado soja em apenas 8,2% da área no maior Estado produtor do grão no Brasil.

Comparando os números com a média histórica, também há um atraso significativo: o indicador aponta para cerca de 50% neste período.

"Esta semana já veio um pouco mais de volume de chuvas, e o produtor também está acompanhando as previsões para a semana que vem, que deve aí sim consolidar chuvas mais abrangentes em todo o Estado", afirmou o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, à Reuters.

Até o meio da próxima semana, as precipitações devem se avolumar nas principais regiões produtoras do Brasil, ocorrendo mesmo em áreas do Sul do país, segundo dados Refinitiv, o que pode permitir o avanço dos trabalhos.

Nos últimos sete dias, as chuvas atingiram principalmente áreas do Centro-Oeste do Brasil, com muitas áreas ainda recebendo menos chuva do que a média para o período, conforme dados da Refinitiv.

No Sul do país, as precipitações seguiram escassas.

"Então já estão começando a operação, alguns produtores (de Mato Grosso) mesmo que não tenham umidade suficiente, e outros que já tiveram chuva para fazer o plantio", acrescentou o superintendente do Imea, lembrando que agricultores estão correndo para realizar o plantio da soja em tempo que permita semear a segunda safra em janela climática adequada.

Segundo ele, agora ficou "muito apertado em relação à janela do milho", e o produtor "começa a ficar sem opção", por isso vai semear. Latorraca comentou ainda que o atraso da soja "comprometeu" para o algodão, especialmente no sudeste de Mato Grosso.

No entanto, evitou fazer qualquer comentário sobre o impacto na segunda safra.

© Reuters. Lavoura de soja em Primavera do Leste (MT)

Quanto mais tarde ocorre o plantio da chamada "safrinha", maior o risco de a lavoura receber menos chuvas para o desenvolvimento.

De forma geral, especialistas não estão vendo problemas para a produtividade da soja no Brasil, maior produtor e exportador global, em função do atraso.

A preocupação por ora é maior com a entrada tardia da safra da oleaginosa, assim como com o plantio da segunda safra, de milho ou de algodão.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.

';