Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Plantio de soja triplica na semana a 25% da área em MT; 2ª safra fica apertada, diz Imea

Publicado 23.10.2020, 18:10
Atualizado 23.10.2020, 18:15
© Reuters. Lavoura de soja em Primavera do Leste (MT)

© Reuters. Lavoura de soja em Primavera do Leste (MT)

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja em Mato Grosso triplicou em uma semana, atingindo 25% da área esperada para a safra 2020/21, mas ainda até bem atrás do índice de 64,5% verificado na mesma época da temporada anterior, uma vez que neste ano as chuvas foram escassas para iniciar os trabalhos, apontou nesta sexta-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Até a sexta-feira da semana passada, agricultores tinham semeado soja em apenas 8,2% da área no maior Estado produtor do grão no Brasil.

Comparando os números com a média histórica, também há um atraso significativo: o indicador aponta para cerca de 50% neste período.

"Esta semana já veio um pouco mais de volume de chuvas, e o produtor também está acompanhando as previsões para a semana que vem, que deve aí sim consolidar chuvas mais abrangentes em todo o Estado", afirmou o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, à Reuters.

Até o meio da próxima semana, as precipitações devem se avolumar nas principais regiões produtoras do Brasil, ocorrendo mesmo em áreas do Sul do país, segundo dados Refinitiv, o que pode permitir o avanço dos trabalhos.

Nos últimos sete dias, as chuvas atingiram principalmente áreas do Centro-Oeste do Brasil, com muitas áreas ainda recebendo menos chuva do que a média para o período, conforme dados da Refinitiv.

No Sul do país, as precipitações seguiram escassas.

"Então já estão começando a operação, alguns produtores (de Mato Grosso) mesmo que não tenham umidade suficiente, e outros que já tiveram chuva para fazer o plantio", acrescentou o superintendente do Imea, lembrando que agricultores estão correndo para realizar o plantio da soja em tempo que permita semear a segunda safra em janela climática adequada.

Segundo ele, agora ficou "muito apertado em relação à janela do milho", e o produtor "começa a ficar sem opção", por isso vai semear. Latorraca comentou ainda que o atraso da soja "comprometeu" para o algodão, especialmente no sudeste de Mato Grosso.

No entanto, evitou fazer qualquer comentário sobre o impacto na segunda safra.

© Reuters. Lavoura de soja em Primavera do Leste (MT)

Quanto mais tarde ocorre o plantio da chamada "safrinha", maior o risco de a lavoura receber menos chuvas para o desenvolvimento.

De forma geral, especialistas não estão vendo problemas para a produtividade da soja no Brasil, maior produtor e exportador global, em função do atraso.

A preocupação por ora é maior com a entrada tardia da safra da oleaginosa, assim como com o plantio da segunda safra, de milho ou de algodão.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.