Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Produção de açúcar no centro-sul deve ter recorde de 37,3 mi t em 20/21, diz StoneX

Publicado 06.08.2020, 10:14
Atualizado 06.08.2020, 10:30
© Reuters. (Blank Headline Received)

© Reuters. (Blank Headline Received)

Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de açúcar no centro-sul do Brasil deve alcançar um recorde de 37,3 milhões de toneladas na safra 2020/21, estimou nesta quinta-feira a consultoria StoneX, leve queda de 0,2% ante a projeção divulgada em junho, mas alta de 39,5% sobre o ciclo anterior e um recorde.

A StoneX revisou para baixo a projeção para moagem de cana-de-açúcar na região a 595,3 milhões de toneladas, queda de 0,4% no comparativo com a estimativa anterior, porém volume que supera em 0,8% o patamar observado em 2019/20.

"A redução no volume de cana que será processada deve ter impacto limitado sobre a produção de açúcar por usinas do centro-sul na temporada atual", disse em relatório referente à quarta projeção da consultoria para a temporada.

Em muitas das principais regiões produtoras do centro-sul, a menor umidade em relação à normalidade continuou pesando sobre as perspectivas de produtividade dos canaviais que serão colhidos no fim da temporada atual.

No acumulado de junho e julho de 2020, as precipitações na região analisada totalizaram 46,3 mm, alta de 16,4% frente ao mesmo período do ano passado, disse a consultoria. "Ainda assim, esse volume (de chuvas) se posiciona 29,6% abaixo da média de 10 anos", completou.

O ATR médio, em sentido contrário à moagem, foi revisado para cima, uma vez que a qualidade das lavouras colhidas tem conseguido se sustentar em meio à menor umidade registrada no cinturão canavieiro brasileiro.

"Por isso, nós da StoneX Brasil estimamos que a concentração de açúcares na cana suba para 139,5 kg/t, valor que se posiciona 0,3 kg/t acima da última publicação e supera 2019/20 em 0,6%."

ETANOL

A produção total de etanol no centro-sul do país foi estimada em 28,2 bilhões de litros, considerando o biocombustível da cana e de milho, retração de 15,2% em relação à 2019/20.

A expectativa da StoneX é que 25,8 bilhões de litros sejam provenientes da cana, queda de 0,1% em relação à projeção anterior e 18,4% abaixo do patamar registrado em 2019/20.

Do total vindo da cana, a projeção é que 18 bilhões de litros sejam de etanol hidratado (+3,6% ante a projeção anterior e -18,7% sobre a safra passada) e 7,8 bilhões de litros de anidro (-7,7% ante a projeção anterior e -17,7% ante 2019/20).

Além disso, a expectativa de produção de etanol de milho, por sua vez, foi elevada pela StoneX em 5,2% frente à estimativa anterior, para pouco menos de 2,4 bilhões de litros, superando a safra 2019/20 em 46,3%.

© Reuters. (Blank Headline Received)

"Em meio às perspectivas de retomada do consumo de combustíveis no médio e longo prazo, a StoneX projeta que a oferta total de milho no Brasil em 2019/20 (set-ago) possa atingir as 100 milhões de toneladas, o que, a depender das exportações e da evolução do consumo doméstico, poderá pesar sobre os preços no mercado interno e contribuir com a margem de produção do biocombustível a partir do cereal."

(Por Nayara Figueiredo)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.