Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Shell desenvolve projetos de energia solar na Paraíba

Publicado 20.01.2021, 19:09
Atualizado 20.01.2021, 19:10
© Reuters. Logo da Shell

© Reuters. Logo da Shell

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A petroleira anglo-holandesa Shell (NYSE:RDSa) (SA:RDSA34) está desenvolvendo projetos de geração de energia solar no interior da Paraíba, que se somariam a um portfólio de empreendimentos que a companhia prepara também em Minas Gerais.

A empresa entrou com pedido junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) visando obtenção de outorga para um complexo fotovoltaico que seria construído na cidade de São João do Rio do Peixe, de acordo com publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

O empreendimento, com sete parques, teria uma capacidade instalada de cerca de 323 megawatts, segundo documentos da agência vistos pela Reuters.

O pedido de outorga na Aneel é um dos primeiros passos para a viabilização de um projeto de geração de energia. Não é possível saber, no entanto, quando a Shell pretende implementar o projeto, o que também depende em geral de negociações comerciais.

Procurada, a Shell não respondeu de imediato a um pedido de comentários sobre os empreendimentos.

A petroleira já havia solicitado outorga há pouco mais de um ano para um projeto de geração solar em Minas Gerais com cerca de 130 megawatts em capacidade.

© Reuters. Logo da Shell

Em junho passado, a gerente de desenvolvimento de negócios em energia solar da Shell na América Latina, Maria Gabriela da Rocha, disse à Reuters que a empresa estava iniciando conversas para a venda da produção futura de projetos solares no Brasil, com o objetivo de tirar do papel suas primeiras usinas.

Na época, ela comentou que a empresa buscava viabilizar centrais de geração solar que poderiam iniciar operações a partir de 2023, a depender do ritmo das negociações.

A movimentação da Shell para desenvolver projetos solares no Brasil ocorre em momento em que diversas petroleiras globais ampliam apostas em ativos de energia renovável para diversificar o portfólio e se preparar para uma esperada transição energética rumo a um maior uso de tecnologias de baixo carbono.

Últimos comentários

E a Petrobras vendendo tudo que ela tem para "focar" no pré-sal. História para gado dormir... digo, boi dormir.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.