Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Bolsonaro defende divulgação atrasada e parcial de dados de coronavírus no Brasil

Publicado 06.06.2020, 16:44
Atualizado 06.06.2020, 16:55
© Reuters. Jair Bolsonaro ajusta máscara ao sair do Palácio do Alvorada

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro defendeu a medida do seu governo de divulgar apenas parcialmente os dados oficiais sobre o coronavírus no Brasil, que no momento é o segundo país do mundo com mais contágios da doença.

    Na sexta-feira, o Ministério da Saúde tirou do ar o site que mostrava a evolução da pandemia no tempo e por Estado e cidade. A pasta também parou de informar o total de casos e de mortos. O Brasil já tem mais de 645 mil infectados, só perdendo para os Estados Unidos, e mais de 35 mil mortos, tendo ultrapassado a Itália.

    “Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país. Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnóstica”, publicou a conta de Bolsonaro no Twitter.

    Nem Bolsonaro, nem o ministério deram motivo para retirada do site covid.saude.gov.br do ar. O portal vinha sendo uma importante fonte pública para acompanhamento da pandemia. A página ainda existe, mas exibe apenas a mensagem “Portal em Manutenção”.

    O governo também atrasou o relatório diário de infecções e mortes, que antes era divulgado às 17 horas, para além das 22 horas.

    “A transparência de informação é um instrumento poderoso no combate à epidemia”, disse Paulo Jerônimo de Sousa, presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), em nota na qual acusa o governo de “tentar silenciar a imprensa tarde da noite”.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Indagado na sexta-feira sobre o atraso na divulgação dos dados, Bolsonaro --que já minimizou a Covid-19 chamando-a de "gripezinha" -- afirmou: "Acabou matéria do Jornal Nacional."

Apesar da tática de publicação dos números fora do horário do telejornal, na sexta-feira o Jornal Nacional interrompeu transmissão da novela da emissora para transmitir os números da doença.

    O Brasil reportou mais mortes por coronavírus do que qualquer outro país no mundo por três dias consecutivos nesta semana.

Últimos comentários

Transparência gera volatilidade?
Vergonha dessa publicaçao distorcida . Nojo
ele e o presidente. ele decide. foi eleito democraticamente. o resto e mimini. Eleição acabou.Bolsosano22
ele o presidente. foi eleito. divulga a hora que quizer. contrários fodase
Vergonha!!!!!!
Muito bom 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
O problema é que eles pegam as informações e distorcem todas, enganando o povo brasileiro.
Acabou o JN
o problema é que os bolsonaristas falavam q petistas eram alienados pelo Lula, agr os bolsonaristas fecham os olhos pra tudo de errado que Bolsonaro faz
E acham que nao há 3ª opção.
Agente merece gente melhor do que Lula e Bolsonaro.
Acabou com o JN...
ta acabando é com nós
Essa é a prova de que para o presidente o povo é só gado. É como um administrador de fazenda que esconde do dono (o povo) quantas cabeças morreram.
O que esperar de um presidente que apoia o fechamento do stf, do congresso e intervenção militar. Petistas e bolsonaristas são tudo acéfalos
F. O. D. A. - S.E.
Bolsonaro está conseguindo quebrar as pernas desse sistema imundo. Ele está ganhando inimigos com muito poder e que não aceitam perder suas mordomias que tinham em governos anteriores. Mas por outro lado está expondo ao Brasil e ao mundo toda podridão que antes todos encobriam. Sigo apoiando esse governo e suas demandas.
Gado é gado! Vai estudar e pesquisar antes de postar essas palavras inúteis aqui. Seu presidente esta fazendo a mesma coisa que o PT. Usando a maquina pública pra proteger os seus, e vendendo cargo público para o centrão pra não sofrer impeachment. Está quebrando as pernas de quem???? O mundo inteiro fala mal do Brasil, ate o Trump. Vc é muito inocente
Concordo!!! Não está sendo fácil para o nosso Presidente lutar contra esse sistema corrupto!
Fico impressionado com a quantidade de esquerdistas, que são anticapitalistas, comprando ações kkkkkkkk...pqpp... E como sempre, claro, apoiando fake news de mídias de esquerda. Reuters pow, vou repetir Reuterssss kkkkk
sua nocao de posicionamento político é muito equivocada. capitalistas, democratas e liberais são muito diferentes de fascistas.
Fico impressionado com a sua ignorância sobre essa doença mundial e a sua fantasia em acreditar no diz o governo federal.
esquerdistas "esquentam" o q ganharam no periodo q estavam no poder...devem estar comprados em empresas "amigas" da velha política
Podia ter colocado o dr. Rey, pelo menos é médico, porque no ministério tem de tudo menos médico kkkkkkk
Não é necessário ser médico para fazer gestão sobre o 2º maior orçamento do governo.
É verdade, basta ser amigo do presidente.
Militar só serve pra não fazer nada, ganhar bem, se aposentar cedo com soldo integral, trabalhar no governo sem ter as devidas qualificações e dar golpe.
vira militar então
Quando for assaltado liga para o Batman !
Pegou um chifre lascado de um combatente por aí e tá numa mágoa danada...calma jovem.....
A imagem do nosso país está no buraco, turismo vai sofrer co esse presidente.
Nós estamos morrendo pr. É fato!
Interessante! Aqui na UE os governos divulgam os dados do dia anterior as 13 horas do dia seguinte para todos os números fechados até às 24 horas.
Toda vez que vejo notícias contra Bolsonaro sei que está no caminho certo, irei deixar de apoiar ele à hora que esse mídia nefasta falar bem dele aí saberei que tem algo errado. Falam mal, falam mal mas bolsa tá quase nos 100k e olha que ainda tá tudo fechado hein. kkkkk
Quer uma solução rápida, barata e ridícula para um problema grave? Chama o Bostanaro.
Não estava bom, ficou ruim, parece que piorou , vai ficar muito pior.
Concordo com o Milton e com o Batko: O Presidente é GE.NO CI DA e I.DI OTA.
bolsonaro eh bom, ta conseguindo o que ninguem conseguiu: unir legislativo e judiciario unanime, mas contra ele mesmo.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.