Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Economia da China ganha velocidade no 4º tri e termina 2020 em boa forte após choque da Covid-19

Publicado 18.01.2021, 07:32
Atualizado 18.01.2021, 08:20
© Reuters. Vendedora pesa frango em mercado de Pequim

Por Gabriel Crossley e Kevin Yao

PEQUIM (Reuters) - A economia da China ganhou velocidade no quarto trimestre, com o crescimento superando as expectativas ao encerrar um ano de 2020 marcado pelo coronavírus em boa forma e pronta para expandir ainda mais este ano.

O Produto Interno Bruto cresceu 2,3% em 2020, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, tornando a China a única grande economia do mundo a evitar contração no ano passado uma vez que muitos países tiveram dificuldades para conter a pandemia de Covid-19.

E a expectativa é de que a China avance à frente de seus pares este ano, com o PIB expandindo no ritmo mais forte em uma década a 8,4%, de acordo com pesquisa da Reuters.

As fortes medidas de contenção do governo chinês permitiram ao país conter o surto de Covid-19 muito mais rápido do que a maioria dos países, enquanto os estímulos do governo e a aceleração da produção nas fábricas para fornecer produtos a muitos países ajudaram a aumentar a força.

O PIB expandiu 6,5% no quarto trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior, mostraram dados da Agência Nacional de Estatísticas, contra expectativa em pesquisa da Reuters de 6,1%, e após sólido crescimento de 4,9% no terceiro trimestre.

"O número do PIB acima do esperado indica que o crescimento entrou em zona de expansão, embora alguns setores permaneçam em recuperação", disse Xing Zhaopeng, economista do ANZ.

Diante das rigorosas medidas de contenção do vírus e de estímulo do governo, a economia se recuperou continuamente da queda de 6,8% nos três primeiros meses de 2020, quando o surto de Covid-19 na cidade de Wuhan se tornou uma epidemia.

Ainda assim, destacando o forte impacto da Covid-19 em todo o mundo, o crescimento do PIB da China em 2020 foi o mais fraco desde 1976, último ano da Revolução Cultural que durou uma década e afetou a economia.

© Reuters. Vendedora pesa frango em mercado de Pequim

Na comparação trimestral, o PIB aumentou 2,6% entre outubro e dezembro, contra expectativa de alta de 3,2% e ganho revisado para cima de 3,0% no trimestre anterior.

Destacando a fraqueza do consumo, as vendas no varejo caíram 3,9% no ano passado, na primeira contração desde 1968, segundo registros da agência de estatísticas. O crescimento das vendas no varejo em dezembro ficou abaixo das expectativas dos analistas e enfraqueceu a 4,6% de 5,0% em novembro.

Entretanto, o vasto setor industrial da China continuou a ganhar tração, com a produção aumentando a uma taxa de 7,3% no mês passado na comparação com o ano anterior, acima do esperado e no nível mais forte desde março de 2019.

Últimos comentários

Militonto idiota de plantão, ao invés de trabalhar, fica culpando a China, como se isso resolvesse alguma coisa. Ok. A China e culpada. Então, você vai fazer o que? Invadir a China? Parar de vender? Parar de comprar? Ou continuar chorando como criança mimada?
China lascou o mundo com o *convide propositalmente, É já estava preparada pra uma rápida recuperação, porém os idi,,otas de plantão acha tudo normal.
Se eles falam, ok né ?!
imprensa TUDO coligado com dados fake da chin@
Lá é o Partido Comunista no comando! Outro patamar!
A China superando expectativa para o crescimento? serio isso? acha mesmo? credo viu, como diz o discurso padrão da canhotada " a sua narrativa está desconexa aos fatos."
País fdp!
O bom é que depois que iniciarem a vacinação a imprensa vai esconder sua ineficácia e vai parar de encher o saco. A presença de anticorpos não confere imunidade em quem se infectou com o vírus vivo, por quê haveria alguma proteção com o vírus morto ?
Disse o infectologista formado pelo YouTube ☝️
Bozo e filhos vão ter que usar o 5G da huweai kkkkkkkkkkkk
e o bozoasno e os filhões ladrões terão que engolir a huwaei aqui de boca calada...
ontem publicaram aqui que temiam a bolha, hoje mandam está notícia motivadora... os tubaroes amigos da investing precisam decidir o que querem, para nós farinhas tentarmos salvar um pouco do nosso suado dinheirinho!!!
nós sardinhas*
Que duvida...
So o Brasil nao sai do lugar com covid ou sem covid rs
🤮🤮🤮🤢
boa forte alta.
e alguém tinha dúvida disso, quebraram as economias mundiais..tudo orquestrado
Disse tudo!
com toda certeza,tmb né,cá entre nós kkkk
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.