Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Exxon tem 1º prejuízo anual como empresa listada sob impactos da Covid-19

Publicado 02.02.2021, 12:01
Atualizado 02.02.2021, 12:05
© Reuters. Logo da ExxonMobil no salão da bolsa de valores de Nova York

Por Jennifer Hiller

(Reuters) - A maior produtora de petróleo dos EUA, Exxon Mobil (NYSE:XOM) (SA:EXXO34), divulgou nesta terça-feira seu primeiro prejuízo anual como uma empresa listada, com a pandemia de Covid-19 pressionando os preços da energia e reduzindo o valor de seus ativos de xisto em mais de 20 bilhões de dólares no quarto trimestre.

A Exxon cortou até 15% de sua força de trabalho e reduziu em um terço investimentos em novos projetos de petróleo e gás após ter admitido que os preços da commodity poderiam permanecer abaixo de 60 dólares o barril por anos. Ela acrescentou 21 bilhões de dólares à sua dívida no ano passado para cobrir seus investimentos e gastos com a reestruturação.

A empresa registrou um prejuízo líquido anual de 22,44 bilhões de dólares em 2020, em comparação com um lucro anual de 14,34 bilhões de dólares em 2019.

A Exxon está sob fogo de investidores ativistas que pressionam por mudanças no conselho e uma estratégia melhor para uma transição para combustíveis mais limpos. Nesta terça-feira, a companhia nomeou o ex-presidente da Petronas, Tan Sri Wan Zulkiflee Wan Ariffin, para seu conselho, e disse que estava discutindo com outros candidatos.

Outras grandes empresas de petróleo também estão sob pressão, devido a restrições de viagens relacionadas à pandemia.

A rival BP (LON:BP) teve seu primeiro prejuízo anual em uma década, conforme anúncio nesta terça-feira, enquanto a Chevron (NYSE:CVX) (SA:CHVX34) disse na sexta-feira ter registrado o primeiro prejuízo anual desde 2016.

A Royal Dutch Shell Royal (AS:RDSa) (SA:RDSA34) apresenta resultados financeiros na quinta-feira e Total (PA:TOTF) na próxima semana.

A produção de petróleo e gás da Exxon somou 3,7 milhões de barris de petróleo e gás por dia no quarto trimestre, queda de 8% na comparação anual.

© Reuters. Logo da ExxonMobil no salão da bolsa de valores de Nova York

O negócio de exploração e produção, o maior da Exxon, perdeu 18,5 bilhões de dólares no quarto trimestre devido a baixas contábeis em ativos de gás natural, o que se compara com um lucro de 6,1 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

(Por Jennifer Hiller e Houston e Shariq Khan em Bangalore)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.