Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Interrupção no sistema global de imunização pode atrasar vacinação para Covid-19

Publicado 22.05.2020, 18:59
Atualizado 22.05.2020, 19:00

Por Stephanie Nebehay e John Miller

GENEBRA/ZURIQUE (Reuters) - Interrupções maciças nos programas globais de imunização por causa da pandemia de Covid-19 têm deixado especialistas em saúde com medo de que grande parte do mundo em desenvolvimento não seja capaz de obter uma vacina para o novo coronavírus, mesmo quando estiver pronta.

Agências da ONU e a aliança de vacinas Gavi disseram na sexta-feira que 80 milhões de crianças em pelo menos 68 países podem estar em risco de difteria, sarampo e poliomielite porque os esforços rotineiros de imunização foram prejudicados por restrições de viagem, atrasos na entrega e medo dos pais de sair de casa.

Se isto continuar atrapalhando os programas, disse o executivo-chefe da Gavi, Seth Berkley, grande parte do mundo também pode não estar preparada para administrar vacinas contra a Covid-19, desenvolvidas por mais de 100 projetos em todo o mundo.

"Se negligenciarmos as cadeias de suprimentos e a infraestrutura de imunização que mantêm esses programas em execução, também corremos o risco de prejudicar nossa capacidade de lançar a vacina de Covid-19, que representa nossa melhor chance de derrotar essa pandemia", declarou Berkley a repórteres em conferência da Organização Mundial da Saúde.

Londres sediará a cúpula virtual Global Vaccines em 4 de junho, onde a Gavi busca 7,4 bilhões de dólares para o período de 2021-2025 para imunizar mais 300 milhões de crianças.

Os sistemas de saúde frágeis estão sendo afetados pela Covid-19, com aumento de casos em partes da África e números em elevação no Brasil, onde há mais de 300.000 casos registrados e mais de 20.000 mortes.

"A América do Sul se tornou um novo epicentro da doença", disse o principal especialista em emergências da OMS, Mike Ryan.

© Reuters. .

Ryan contestou a determinação do governo brasileiro para uso ampliado do medicamento para malária hidroxicloroquina contra a Covid-19, o que, segundo ele, vai contra as orientações da OMS para aguardar os resultados dos testes, uma vez que o medicamento apresenta riscos cardíacos letais e permanece não comprovado.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, também na conferência, não abordou as mais recentes exigências dos EUA de que sua organização comece imediatamente a investigar a fonte do coronavírus e a resposta da OMS à pandemia.

O presidente norte-americano, Donald Trump, um crítico da OMS, tem ameaçado retirar permanentemente o financiamento dos EUA.

Últimos comentários

poh... ja falou so toma quem quiser. ta chato já. e dane-se a a OMS e esse serviçal da China. MANDA ELE CALAR A BOCA. Q SACO
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.