Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Lucros e dividendos de empresas da Europa devem cair pela metade com coronavírus, dizem analistas

Publicado 01.04.2020, 10:40
Atualizado 01.04.2020, 10:45
© Reuters. (Blank Headline Received)

Por Julien Ponthus e Thyagaraju Adinarayan

LONDRES (Reuters) - Os lucros e dividendos pagos pelas empresas europeias podem cair pela metade este ano devido às consequências econômicas da pandemia de coronavírus, apontaram analistas.

Países de todo o mundo estão forçando as pessoas a ficar em casa, na tentativa de conter a disseminação do coronavírus, causando o fechamento de empresas e paralisando a atividade econômica.

O Barclays (LON:BARC) e o Citi estavam entre os poucos bancos até agora a fazer uma estimativa do eventual impacto, alertando sobre uma queda de 40% a 50% nos lucros e dividendos.

"Esperamos que as consequências econômicas do Covid-19 sejam tão severas quanto a recessão de 2008-09, mas mais breves", disse Emmanuel Cau, estrategista de ações do Barclays na Europa.

As empresas listadas no índice STOXX 600 devem registrar um declínio de 21,9% nos lucros no segundo trimestre, uma deterioração das perspectivas em relação a uma queda de 14,9% prevista na semana anterior. No terceiro trimestre, os analistas esperam uma queda de 15,4%, de acordo com previsões da Refinitiv.

Essas previsões podem piorar, já que alguns analistas estão tendo dificuldades para mensurar o impacto neste estágio da crise.

As empresas estão cortando ou suspendendo dividendos à medida que seus fluxos de caixa secam.

A empresa de investimentos AJ Bell, na semana passada, estimou que mais de 100 empresas britânicas adiaram ou cancelaram cerca de 4,2 bilhões de libras (5,2 bilhões de dólares) em pagamentos de dividendos em março.

© Reuters. (Blank Headline Received)

Os principais bancos britânicos interromperam o pagamento de dividendos nesta quarta-feira, após pressão do regulador para economizar capital para amortecer as perdas esperadas.

Barclays, HSBC, Lloyds, RBS, Standard Chartered (LON:STAN) e a unidade britânica do Santander (SA:SANB11) suspenderam pagamentos de dividendos para 2020 em uma resposta coordenada do setor a um pedido do Autoridade Reguladora Prudencial (PRA) na terça-feira.

Os bancos também foram convidados a interromper os pagamentos de 2019 que ainda não haviam sido concluídos. Eles deviam pagar mais de 8 bilhões de libras de dividendos de 2019, com o HSBC anteriormente planejando pagar 4,2 bilhões de libras.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.