Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Mercado de trabalho nos EUA desacelera, casos crescentes de Covid-19 prejudicam recuperação

Publicado 25.11.2020, 15:02
Atualizado 25.11.2020, 15:05
© Reuters. .

© Reuters. .

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - O número de norte-americanos que entraram com pedidos de auxílio-desemprego pela primeira vez aumentou ainda mais na semana passada, sugerindo que uma explosão de novas infecções por Covid-19 e restrições comerciais estão impulsionando as dispensas e minando a recuperação do mercado de trabalho.

Ainda assim, a economia começou o quarto trimestre de forma sólida, com os gastos dos consumidores e os investimentos empresariais em equipamentos superando as expectativas de analistas em outubro.

Mas isso provavelmente é insuficiente para afastar a grande nuvem que paira sobre a economia. A renda pessoal caiu no mês passado e pode recuar mais com ao menos 12 milhões de norte-americanos prestes a perder o auxílio-desemprego financiado pelo governo um dia depois do Natal.

O benefício, parte de um pacote de alívio ao coronavírus de mais de 3 trilhões de dólares, contribuiu para um crescimento recorde da economia no terceiro trimestre.

Outro pacote de resgate é esperado apenas para depois que o presidente eleito Joe Biden tomar posse, em 20 de janeiro. O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está fortemente focado em contestar sua derrota eleitoral para Biden.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego totalizaram 778 mil, em dado com ajuste sazonal, na semana encerrada em 21 de novembro, em comparação com 748 mil na semana anterior, informou o Departamento do Trabalho dos EUA nesta quarta-feira.

Foi o segundo aumento semanal seguido e superou a expectativa de economistas consultados pela Reuters de 730 mil solicitações.

O relatório semanal de pedidos de auxílio-desemprego, o dado mais tempestivo sobre a saúde da economia, foi publicado um dia antes por causa do feriado norte-americano do Dia de Ação de Graças, na quinta-feira.

Os Estados Unidos foram afetados por uma nova onda de infecções por coronavírus, com os casos diários excedendo 100 mil desde o início de novembro. Mais de 12 milhões de pessoas foram infectadas no país, de acordo com uma contagem de dados oficiais da Reuters.

A doença respiratória matou mais de 259 mil norte-americanos e as hospitalizações estão disparando, levando os governos estaduais e locais a reimpor uma série de restrições à vida social e econômica nas últimas semanas, o que poderia manter os pedidos de auxílio-desemprego acima do pico de 665 mil visto durante a Grande Recessão de 2007-09.

Em um segundo relatório, o Departamento do Comércio disse que os gastos dos consumidores, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, subiram 0,5% no mês passado depois de ganho de 1,2% em setembro.

Mas a renda pessoal caiu 0,7%, revertendo a alta de 0,7% em setembro. Economistas previam aumento de 0,4% nos gastos dos consumidores.

"Não fossem por acontecimentos recentes relacionados ao vírus, parece que o PIB estaria a caminho de um quatro trimestre bastante robusto", disse Daniel Silver, economista do JPMorgan. "Mas considerando o recente aumento nos novos casos de Covid-19, achamos que os dados vão enfraquecer em novembro e dezembro."

A esperada desaceleração nos gastos dos consumidores deve ser contida de alguma forma por sólidos investimentos empresariais diante de lucros robustos, garantindo que a economia continue a crescer no quarto trimestre, ainda que em um ritmo moderado.

As encomendas de bens de capital excluindo defesa e aeronaves, medida observada de perto para os planos de gastos empresariais, aumentaram 0,7% em outubro, disse o Departamento do Comércio em um terceiro relatório.

© Reuters. .

O departamento também confirmou o ritmo histórico de expansão da economia no terceiro trimestre. O Produto Interno Bruto norte-americano cresceu a uma taxa anualizada não revisada de 33,1%, disse o governo em sua segunda estimativa do terceiro trimestre.

A economia recuou a uma taxa de 31,4% no segundo trimestre, a queda mais profunda desde que o governo começou a manter registros em 1947.

As estimativas de crescimento para o quarto trimestre estão abaixo de uma taxa anualizada de 5%.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.