Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Uso de hidroxicloroquina no tratamento para Covid-19 eleva risco de morte, aponta estudo

Publicado 22.05.2020, 11:16
Atualizado 22.05.2020, 15:25
© Reuters. Enfermeira mostra pílula de hidroxicloroquina em Porto Alegre

© Reuters. Enfermeira mostra pílula de hidroxicloroquina em Porto Alegre

(Reuters) - A hidroxicloroquina, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz estar tomando e que também é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro no tratamento da Covid-19, está ligada ao aumento do risco de morte em pacientes com a doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, de acordo com um estudo publicado na revista médica The Lancet.

O estudo, que monitorou mais de 96 mil pacientes hospitalizados com Covid-19, mostrou que as pessoas tratadas com o medicamento, ou com cloroquina, apresentavam maior risco de morte quando comparadas àquelas que não receberam o medicamento.

A demanda por hidroxicloroquina, um medicamento contra a malária aprovado décadas atrás, aumentou depois que Trump divulgou seu uso como tratamento de coronavírus no início de abril. No início desta semana, ele surpreendeu o mundo ao admitir que estava tomando o comprimido como medicamento preventivo.

Também nesta semana, o Ministério da Saúde atendeu a um desejo pessoal de Bolsonaro e divulgou documento em que trata do uso da cloroquina nos estágios iniciais da Covid-19, embora a própria orientação da pasta reconheça que não existe comprovação científica de sua eficácia no tratamento da doença.

Os autores do estudo sugeriram que esses esquemas de tratamento não devem ser usados ​​para tratar a Covid-19 fora dos ensaios clínicos até que os resultados deles estejam disponíveis para confirmar a segurança e a eficácia para pacientes com a infecção.

Os pesquisadores disseram que não puderam confirmar se tomar o medicamento resultou em algum benefício para pacientes infectados pelo coronavírus.

© Reuters. Enfermeira mostra pílula de hidroxicloroquina em Porto Alegre

Semanas atrás, Trump havia promovido o medicamento como um tratamento potencial com base em um relatório positivo sobre seu uso contra o vírus, mas estudos subsequentes descobriram ser ineficaz. A Food and Drug Administration, agência federal vinculada ao Departamento de Saúde e Serviços dos EUA, emitiu em abril um alerta sobre o uso da pílula.

O estudo publicado na The Lancet analisou dados de 671 hospitais, nos quais 14.888 pacientes receberam hidroxicloroquina ou cloroquina, com ou sem o antibiótico macrolídeo, e 81.144 pacientes não passaram por nenhum dos tratamentos.

(Por Ankur Banerjee e Manas Mishra em Bengaluru)

Últimos comentários

Matéria paga. favor colocar link do estudo.
O estagiário, aprendiz de censor, vendeu a mente (por pouco nos dias de hoje), barrando comentários... Que feio...
Desde 1990 se sabe que este medicamento não adianta NADA, se usado quando os sintomas já são graves. Tem que ser nos primeiros 5 dias, segundo especialistas.
Já vi alguns (sim alguns!) depoimentos de pessoas com sintomas graves do vírus chines: como febre e falta de ar e não queriam ir ao hospital com medo, serem curadas esmagando 2 dentes de alho e tomando com açafrão em meio copo de água!
O governo não quer usar em quem já está internado e sim nos primeiros sintomas, mas o interessante é que em 2016, a Cloroquina foi liberada até para grávidas, é até antes da pandemia nem receita médica era necessário, na realidade todo remédio tem contra indicações. Quem não quiser tomar, não tome, simples.
Matéria encomendada para desinformar. Existe tratamento para o vírus chinês, cientificamente comprovado? Não. Ou toma a hidroxicloroquina ou, como disse o PR, tubaína.
Primeiro que a doenca nao é respiratoria. Segundo, “ um estudo apena da Lancet”, onde existem Dezenas de estudos concluindo que é mais eficaz. Terceiro, precisa mostrar indices de mortes de quem tomou e de quem nao tomou. Risco de Morte todos ja possuem. Todos que possuem e tomaram Cloroquina é pq já tinha ruaco de morte. Entao, qual é o argumento deste artigo fraco?? Oie??? Tragam algo mais consistente pir fav.
Vou ser bem sincero. Acompanho as noticias do Investing a pelo menos uns 4 anos. E nunca vi tanta fake e especulacao como nestes ultimos meses.. tanto na bolsa quanto na politica economica..
Faço das suas palavras as minhas, esse site está cada dia mais parcial, antes noticiavam coisas concretas e informações sólidas hj só falei news e manipulação, assim como o Infomoney que tbm era um site honesto e hj só pública merda, algum esquerdinha comprou todos esses sites em breve não teremos um portal confiável.
Hidroxicloroquina/Cloroquina é tão eficaz que a pessoa precisa assinar um termo de consentimento no hospital se escolher tomar kkkkk E médico nenhum quer assinar o protocolo do governo federal sobre esse medicamento. Já foi provado que esse medicamento é ineficaz contra a covid-19, nenhum relato ou estudo científico mostrou que funciona. Pelo amor de Deus, Trump mandou as pessoas beberem desinfetante alegando que mataria o vírus. A que ponto chegamos hein, baixíssimo nível de discussão.
Já foi provado que esse medicamento é EFICAZ contra a covid-19 por muitos médicos e instituições, juntamente com sulfato de zinco+azitromicina! pesquise mais leigo...
Simplesmwmte nao tome.... Aposto que chama seu presidente de BOZO...
Só agradeço a Deus pelo médico do meu pai, ter administrado cloroquina no caso dele, só agradeço
Estudo que deve ter sido encomendado por algum partido politico de esquerda...  O que mais vejo são medicos vendo os bons resultado da cloroquina e pedindo o uso protocolado dele !!!
Eu quero ver na hora que for você o infectado, qual remédio você vai pedir! É claro que é a hidroxicloroquina e azitromicina! Ou não? Pode também esperar para ser entubado, e tomar remédios com patentes dos laboratórios que fazem lobby para desclassificar a hidroxicloroquina.
Eu com certeza não vou querer.
Talita isso porque vc não sabe o que é ter o vírus eu sei e estou tomando, um remédio que existe a mais de 70 anos e que o povo daqui do Pará vive tomando quando pega malária, pena que tem gente que leva estudos de oportunistas por vacinas como verdade absoluta, OBS não sou anti-vacina.
Em outros tempos tivemos ministro da saúde quebrando patente de medicamentos (AIDS). Hj temos ministros fritados nas redes sociais pelo chefe e remédio recomendado por que não entende do assunto.
Todos os cientistas serios falam isso ha tempos. Mas temGado que gosta de acreditar em Bispo, Mico, e etc.....
na tua lógica e desses cientistas eu já estaria morto, além das pessoas da minha cidade que já estão tomando o medicamento apenas pelos sintomas, mas fica nessa de cientistas que querem tirar uma grana fácil com vacina vai lá inteligente kkkkkkk.
A primeira questão é: Covid-19 não é uma doença hematológica? Nessa reportagem citam como se fosse respiratória.
só pra ver o nível dos caras.
Olha a fake newa pro lobby contra o medicamento sem patente. Ue o medicamento e seu uso sao opcionais.
“Os pesquisadores disseram que não puderam confirmar se tomar o medicamento resultou em algum benefício para pacientes infectados pelo coronavírus.” O estudo precisa ser melhor estudado. Que lixo de reportagem!
Pesquisa e notícia FAKE! onde está o número de mortes e salvos pela uso da h.cloroquina hein??!!
O título da reportagem não condiz com o conteúdo. Que vexame.
Estudo enviesado, não duplo cego. Não afasta a eficácia do medicamento.
Errados estão os pesquisadores, médicos e cientistas, certo está o paraquedista que é presidente e prescreve medicamento com base em seu achismo. Esse medicamento é para tratar de outras doenças e sempre com a dosagem necessária para cada caso. Não é possível continuar insistindo em um medicamento que não tem eficácia nenhuma contra a covid 19. Vamos avançar em outras pesquisas, medicamentos, vacinas. Superem a hidroxicloroquina/cloroquina, é pra frente que se anda e com saúde todo cuidado é pouco. Um medicamento tem que ser seguro e de eficácia comprovada, e não um amuleto da sorte.
Esse termo de consentimento que vc citou só pode ter na sua cidade porque não minha não tem isso não basta ter os sintomas que eles te receitam o medicamento e pronto o problema e encontrar porque muita gente tá comprando e a cidade continua numa boa com comércios abertos até às 14:00 horas o Prefeito recusou até o Lockdown,
Cara eu sou do Pará se tu pega malária tu toma esse medicamento isso não é veneno pra rato não isso existe a décadas , se eu digo que o povo está tomando é porque estão eu não entendo esse desespero se fosse por uma droga nova eu até levaria em conta, mas isso não.
 Você viu a noticia sobre o Protocolo de Madri, onde a taxa de mortalidade beirava os 20% e foi reduzido para 1,8%.
Não consegui acessar o estudo no link disponibilizado
Como um medicamento que até um mês atrás era vendido sem receita e prescrito até para gestantes sem nenhum problema agora provoca mortes??? Isso é uma máfia descarada por ser um tratamento barato, simples assim.
Na realidade a mafia descarada são os politicos, Trump querendo enfiar esse remédio nas pessoas pq ele eh dono de um laboratório que fabrica o mesmo, ja o Bolsonaro eh uma marionete. Entenda que são necessários anos e anos de pesquisa para se desenvolver um medicamento. A Hidroxicloroquina foi desenvolvida para malária uma doença completamente diferente. Sim o remédio Eh inofensivo se tratado em uma pessoa com malária ( doença para qual foi desenvolvida )porém ao ser administrado em um paciente com corona virus o medicamento aumenta o risco de parada cardiaca levando a morte súbita do paciente. A propria cartilha ja fala que não possui estudos sobre a eficácia do medicamento e o paciente ainda precisa assinar um termo assumindo o risco. Portanto ao meu ver o incentivo da Hidroxicloroquina por politicos e não médios eh uma irresponsabilidade.
 Vá dizer isso para os inúmeros que foram salvos tomando o coquetel composto de h.cloroquina! Pesquise Dr. Marcos da Amazonia por ex. q tem salvado centenas com o medicamento!
Essa The Lancet é claramente esquerdista basta perquisar um pouco... E é obvio que qualquer coisa que esteja ou que possa ser benefico para a população a preços baixos e solucionando esse problema sera algo totalmente malefico para esses oportunistas....
essa reportagem e mentirosa ! muita gente no Amazonas, Acre  e em muitos estados da região norte ja fazem uso do medicamento para combater malaria, lupos e ate mesmo ZICAvirus, alem disso, é conhecido a mais de 70 anos leia a bula da novalgina, veja se você tomaria ou a do paracetamol! O que querem e emplacar medicamentos caros visando apenas o lucro da industria farmacêutica! vitamina C A QUERIDINHA DE TODOS SE TOMAR EM ATAS DOSES PODE DESTRUIR OS RIS !
Ridículo, informação totalmente distorcida e manipulada.
Estudo enviesado, não duplo cego. Não exclui a eficácia da droga.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.