Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Entusiasmo com bitcoin pode ser injustificado, diz Fed de Nova York

Publicado 09.02.2018, 18:07
Atualizado 09.02.2018, 18:07
© Reuters. Ilustração de bitcoin sobre notas de dólares

NOVA YORK (Reuters) - O bitcoin e outras moedas digitais ainda não são grandes rivais do dinheiro, cheques ou cartões de crédito como meios de pagamento nos Estados Unidos e outras grandes economias, de acordo com dois economistas do Federal Reserve de Nova York.

As moedas digitais têm se apresentado como alternativa de pagamento em meio a temores envolvendo as tradicionais formas de pagamento, disseram os economistas nesta sexta-feira.

Em 2015, por exemplo, enquanto a Grécia lutava contra o problema da dívida, os juros do país e os negócios com bitcoins saltaram em meio a preocupações com controles de capital e uma possível saída da zona do euro, disseram os economistas do Fed de Nova York, Michael Lee e Antoine Martin.

"Criptomoedas aparentemente resolvem o problema de fazer pagamentos em um ambiente não confiável, mas não é óbvio que isso seja um problema que precisa ser resolvido, pelo menos nos Estados Unidos e outras economias avançadas", afirmaram.

Na verdade, bitcoin, ethereum, ripple e outras moedas digitais, enquanto cresceram em uso e popularidade, apresentam desvantagens notáveis, disseram os economistas.

Com bitcoin, a forte volatilidade tende a minar sua função como reserva de valor. Isso é diferente de uma moeda tradicional gerida por um banco central, afirmaram, alertando ainda que as transações com bitcoin também consomem muita eletricidade e a validação das transações leva tempo.

No momento, estima-se que as transações de bitcoin usam 48 terawatts horas de energia por ano, quantia que pode eletrificar 4,4 milhões de casas dos EUA, segundo a Digiconomist, um blog sobre criptomoedas que Lee e Martin citam na publicação.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Nós nos perguntamos se um meio de pagamento projetado para um ambiente em que a confiança nas instituições é completamente ausente pode ser tão conveniente quanto naquele em que a confiança é necessária, mas também existe".

O bitcoin viu seu valor cair até 70 por cento de um pico recorde perto de 20 mil dólares em meados de dezembro. Nesta sexta-feira, era cotada a 8.414 dólares na bolsa Bitstamp com sede no Luxemburgo.

"Em um mundo onde todas as coisas tinham preço em bitcoin, isso provavelmente se traduziria em mudanças massivas na inflação e na atividade econômica", disseram.

(Por Richard Leong)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.