Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Petro, a criptomoeda da Venezuela lastreada ao petróleo, entre em operação

Publicado 20.02.2018, 17:14
Atualizado 20.02.2018, 17:21
© Reuters.  Petro, a criptomoeda da Venezuela lastreada ao petróleo, entre em operação

Caracas, 20 fev (EFE).- O governo da Venezuela ativou nesta terça-feira a pré-venda do petro, uma criptomoeda estatal que terá como lastro 5,342 bilhões de barris de petróleo e que procura gerar, segundo o chefe do Estado Nicolás Maduro, um "sistema financeiro mais justo".

O vice-presidente venezuelano, Tareck El Aissami, informou que na madrugada de hoje se deu "o início formal e de forma bem-sucedida" da implementação do petro "e seu respectivo processo de pré-venda", principalmente nos mercados asiáticos.

"A Venezuela se coloca na vanguarda do futuro (...) Hoje é um dia que ficará para a história. É o primeiro Estado, a primeira nação, que lança sua criptomoeda, com lastro em suas reservas e riquezas naturais", afirmou Aissami.

O governo informou anteriormente que o total de ativos virtuais emitidos será de 100 milhões, "sem emissões extraordinárias, e dos quais 82,4 milhões estarão disponíveis para a pré-venda que foi iniciada nesta terça-feira".

Dos 82,4 milhões, 44% serão oferecidos em uma pré-venda privada e na oferta pública inicial, enquanto 38,4% ficarão para a venda privada e os 17,6% restantes serão retidos pela Superintendência de Criptomoedas e Atividades Conexas Venezuelana (Supcacven), indicou a estatal "Agência Venezuelana de Notícias" (AVN).

O governo venezuelano ativou um site para orientar todas as pessoas naturais e jurídicas, nacionais e estrangeiras, nos passos a serem seguidos para a aquisição da moeda digital.

A "AVN" também informou que o trânsito de internautas no site quintuplicou durante o dia de hoje, o que ocasionou alguns atrasos no acesso ao portal.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

No mês passado, Maduro disse que a criptomoeda, em seu início, teria como lastro "a riqueza do campo I do bloco Ayacucho da Faixa Petrolífera do Orinoco" e ressaltou que cada petro equivaleria ao preço de um barril de petróleo.

Maduro apresentou na época o "white paper" ou livro branco, que "mostra todas as condições de criação, funcionamento e apoio da criptomoeda".

Ao ler alguns dos pontos contidos no livro, o presidente venezuelano disse que os petros "poderão ser adquiridos na pré-venda, na oferta inicial e no mercado secundário, uma vez que esteja encerrado o processo de venda inicial" e que " o total de petros emitidos em circulação durante o primeiro ano superará os 100 bilhões".

Últimos comentários

Certamente o Lula deve adquirir bastante
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.