Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Quer investir em Bitcoin? Especialistas indicam as melhores formas

Publicado 17.01.2021, 13:30
Atualizado 17.01.2021, 15:21
Quer investir em Bitcoin? Especialistas indicam as melhores formas

Quer investir em Bitcoin? Especialistas indicam as melhores formas

Com alta de 400% em real e 300% em dólar apenas em 2020, o Bitcoin virou o investimento do ano. Em um momento de juros negativos e economia frágil, ele se mostra um porto seguro.

CONFIRA: Todas as cotações de criptomoedas do Investing.com

E essa preferência migrou também para os gestores de fundos. O Bitcoin passou a fazer parte das rodas de discussão da Faria Lima e de Wall Street.

Alguns, como o CEO da XP Investimentos (NASDAQ:XP), Guilherme Benchimol, até recomendam exposição na criptomoeda. Outros, como o gestor da Versa, Luiz Alves, ainda são bastante críticos do Bitcoin.

Por outro lado, o investimento em Bitcoin ainda é cercado de dúvidas. Por isso reunimos um compilado de gestores que explicam como lidar com o Bitcoin de forma segura.

LEIA MAIS: Onde Está o Maior Potencial de Valorização de Criptomoedas Hoje?

Gestores falam sobre o Bitcoin

A gestora de patrimônio Azimut Brasil Wealth Management optou por trilhar o mesmo caminho que gestores internacionais. Ela incluiu a indicação de fundos de criptomoedas a seus clientes em maio.

Segundo o gestor Alexandre Hishi, os fundos indicados pertencem a gestora BLP. Ela possui dois fundos, um deles com 100% de exposição a criptomoedas. O outro, voltado para investidores de varejo, possui 20% de exposição.

Hishi destacou que o Bitcoin não faz parte das indicações gerais da empresa. Os fundos são indicados aos clientes com maior patrimônio e conhecimento sobre este mercado.

“Sempre fui muito cético com relação às criptomoedas, mas o crescimento não só do valor do ativo, mas desse mercado, chamou nossa atenção”, afirma o gestor ao portal Infomoney.

Apesar da indicação para clientes de alto risco, a gestora preserva a moderação. A indicação sugerida é pequena, de 1 a 2% do patrimônio em criptomoedas.

Volatilidade e excesso de risco

Volatilidade também é apontada por Patricia Palomo, sócia da gestora de patrimônio Sonata. Para ela, uma alocação superior a 5% em criptomoedas já pode ser considerada “excessiva.”

“Cuidado com a concentração”, afirma a especialista.

No entanto, ela destaca o enorme potencial da tecnologia blockchain. Para ela, a tecnologia pode contribuir para retirar das criptomoedas o status de “investimento de nicho.”

“A descentralização do processo de negociação por trás das criptomoedas são conceitos poderosos e com capacidade de afetar o mercado financeiro de maneira mais ampla no longo prazo”, afirma Palomo.

Comprar Bitcoin x fundo de investimento

Os gestores também falaram sobre a forma de comprar Bitcoin. A maioria dos primeiros investidores prefere comprar suas criptomoedas diretamente e guardá-las em suas carteiras.

LEIA MAIS: Bitcoin pode subir a US$146 mil conforme é visto como "ouro digital", diz JPMorgan

Por outro lado, os fundos de investimento facilitam a entrada de pessoas que não entendem da tecnologia, mas querem se expor ao mercado.

Para Hishi, da Azimut, os fundos de criptomoedas possuem vantagens em comparação à aplicação direta, especialmente para grandes investidores.

“Esse investidor não precisa, por exemplo, se preocupar com a guarda e a segurança das chaves privadas que concedem o direito à posse dos ativos digitais. Elas ficam sob a responsabilidade da gestora”, disse.

Ele aponta duas delas. A camada adicional de segurança por conta da supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da autorregulação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

CHARGE - 1636 ou 2021: criptomania relembra a tulipa mania da Holanda do século 17

Por outro lado, Faria Júnior defende que o investimento direto é mais acessível. A maioria dos fundos que investem 100% em criptomoedas são focados em grandes investidores. Já os fundos de varejo possuem menor valor de entrada, mas uma exposição muito baixa ao mercado.

“A baixa exposição às criptomoedas, no caso dos fundos de varejo, e os custos atrelados aos produtos geram discrepâncias em termos de rentabilidade entre aquelas que os investidores acompanham no noticiário e as que são entregues efetivamente pelo fundo”, diz.

Por CriptoFácil

Últimos comentários

alguem detem a chave criptográfica do bitcoin. Ninguém sabem quem é, só existem especulações.
bitcoin é código fonte aberto.
Esse pessoal da Investing não lêem nada sobre o que ocorre com as criptomoedas em UK, pois a entidade reguladora de lá, bem como o BCE chamam a atençao sobre eventuais grandes perdas nessa pandemia das cripto!
e desde então ela só sobe
Materia fraca. Vou desinstalar esse app, as materias so estao servindo pra gerar clicks de acesso
EU quero bitc quê explicar??
Mercado bitcoin
Que matéria zoada. Cadê a opinião do Luisão da Versa?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.