Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Arminio Fraga diz que Brasil vive "obscurantismo" no atual governo

Publicado 18.10.2019, 12:10
Atualizado 18.10.2019, 12:12
Arminio Fraga diz que Brasil vive "obscurantismo" no atual governo

Arminio Fraga diz que Brasil vive "obscurantismo" no atual governo

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil vive um momento de "obscurantismo" no atual governo e mesmo uma agenda econômica boa não será suficiente para fazer a economia deslanchar, avaliou nesta sexta feira o economista e ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga.

Para ele, a instabilidade política atual deixa o empresário ainda mais cauteloso para investir no país.

"A atitude geral sinaliza um obscurantismo e libera energias que não deveriam ser liberadas. É uma coisa mais truculenta e menos tolerante e, no fundo, menos positiva", disse ele a jornalistas em evento no Rio de Janeiro.

Fraga destacou ainda que o governo precisa entender que a economia "não caminha sozinha no vácuo" e que é preciso criar um ambiente amplo e favorável para crescimento, geração de emprego, renda e melhor bem-estar social.

"Para destravar mais (a economia) seria necessário mais do que a área econômica consegue fazer sozinha. Estou incluindo temas de natureza distributiva que vão além do moral. As reformas são importantes, mas precisamos ir muito além", avaliou.

"(A instabilidade política das últimas semanas) deixa o empreendedor ainda mais apreensivo. A lição que temos que aprender, e já deveríamos ter aprendido, é que a economia não funciona no vácuo. Ela precisa se conectar ao social, à realidade e às nossas dificuldades gerais, inclusive políticas."

Apesar das preocupações, o ex-presidente do BC acredita que a economia brasileira poderá registrar crescimento ao longo dos próximos anos, embora em um ritmo lento e gradual.

As projeções do governo apontam uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 de 0,85%, de acordo com projeção divulgada em setembro pela secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.

"É difícil prever quanto vai ser (o crescimento lento e gradual). Prever economia é difícil, ainda mais num ambiente político complicado, polarizado e muito envenenado", completou Fraga.

Últimos comentários

Vivemos o Iluminismo. Infelizmente, a sociedade e passiva!
Ridiculo.....
Filhote do Soros...
Falou o guru tucano! Com ele juros de 45% as e inflação oficial de 12%. A inflamação das famílias estava em mais de 20%...
Falou o senhor que foi indicado na Lava Jato com ato de corrupcão
que reportagem lixo e tendenciosa ... suas críticas são vagas, fala o que tem q ser feito claramente ... esses embates políticos tem nome ... corrupção parceiro ... não tem q negociar com corrupto e a mídia tem que criticar o presidente da câmara o do senado e o STF tbm .. e o melhor pegar essa inundação de especialista para propor medidas claras para acelerar a economia e criação de empregos .. pq só criticar não resolve o problema ...
Armínio Fraga é socialista ligado ao PSDB, entrou e saiu do BC e só soube aumentar juros e não deixou saudades. Serve como caixa de ressonância do FHC.
obscurantismo é muita bondade do A.F.
É melhor JAIR se acostumando com o DESgovernado ; )
Será Arminio Fraga comunista!
  Deus me livre, é que os minions acham que toda opinião contraria é de um comunista.
Instabilidade politica causada pelo congresso bandido e nao pelo governo. Na analise voce errou o endereco, claro, de forma proposital...
Militonto, a instabilidade vem de dentro da própria casa do PSL, começando pela falta de preparo do truculento eleito para o Planalto ; )
Arminio nauFraga. Odiando o sucesso do Guedes.
Sucesso? Ta vivendo em que país? Tem algum Guedes nos EUA, Japao, Suecia. Acho que nao estamos falando do mesmo Guedes
para os mAliceanus digitais estamos tendo sucesso.....o Gato de Botas lhe mandou um abraco.
 Rodolfo, vc não entendeu......é o sucesso do Guedes, só dele...entende...
Ciumento e invejoso, só pode!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.