Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

BC amplia horizonte de projeções no relatório Focus, muda regra de estimativa para câmbio

Publicado 15.01.2021, 14:51
Atualizado 15.01.2021, 16:50
© Reuters. Moedas de real

Por Isabel Versiani

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central anunciou nesta sexta-feira uma ampliação do horizonte das projeções macroeconômicas coletadas junto ao mercado para o seu relatório Focus, divulgado semanalmente, e uma mudança específica nas sistemática das expectativas colhidas para o câmbio.

A pesquisa passará a considerar, nas expectativas para a taxa de câmbio, a média da taxa Ptax de venda do período analisado, e não mais a taxa vigente no último dia do período.

Para a taxa anual, será considerada a taxa média de dezembro, e não mais a do último dia útil do ano.

O chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, disse que a mudança foi feita diante da avaliação de que, por se tratar de variável volátil, é sempre difícil prever o dado do câmbio para um dia específico e que, portanto, a média das projeções para um período seria mais relevante.

As novas sistemáticas entrarão em vigor para as projeções coletadas a partir da terça-feira. Rocha reconheceu que, como as projeções encaminhadas pelas instituições participantes têm validade de 30 dias, no primeiro mês após a mudança do modelo poderá haver algum "ruído" nas projeções, que trarão dados computados por duas sistemáticas diferentes.

"Pode dar algum ruído ou volatilidade, mas durante um período curto", disse Rocha a jornalistas.

Os horizontes de projeção para IPCA, Selic, câmbio e PIB no Focus foram ampliados, de 18 meses para 2 anos.

Segundo Rocha, desde agosto, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) adotou o 'forward guidance' --orientação por meio da qual se comprometeu a não elevar os juros desde que algumas condições sejam satisfeitas (incluindo a ancoragem das expectativas de inflação)--, o BC já vinha coletando essas informações de prazo mais longo junto ao mercado de maneira ad hoc. Agora esses dados estão sendo incorporados oficialmente ao Focus.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As séries das estatísticas das variáveis fiscais passarão a ser divulgadas para os dez anos à frente.

Por outro lado, o BC informou que as projeções para IGP-DI, IPA-DI, IPA-M, INPC, IPCA-15 e IPC-Fipe deixarão de ser coletadas, assim como as taxas médias anuais de câmbio e Selic. Rocha afirmou que, para efeitos do sistema de expectativas de mercados, esses indicadores são menos relevantes, e recebiam poucas declarações.

Com a mudança, o Focus ficará mais focado, compensando também parcialmente o aumento de custos que as instituições terão para elevar o horizonte de suas projeções, disse Rocha. Ele acrescentou que as projeções do "Top 5", cinco instituições que mais acertam os dados estimados, deixarão de ser publicadas no relatório semanal, mas seguirão disponíveis nas séries do BC.

O BC também anunciou a modernização da interface para o registro de dados para as cerca de 140 instituições que participam do levantamento.

Últimos comentários

O BC so vai avisar o dia que o Titanic estiver a 50.pes abaixo da agua, o Guedes estara levando vida boa em Chicago, o estagiario Playboy do BC empregado em.algum banco la.fora, O Milico alucinado falando que é só gripezinha e nos ferrados como nunca! IMPEACHMENT URGENTE SENAO NAO SOBRA.NADA
Maquiagem de dados
O Copom  terá de aumentar a Selic para no mínimo 3,5%, em um primeiro momento, para segurar o dolar. Muitas empresas compram produtos e comodites lastreados em dolar como a FORD, onde as primeiras vítimas foram os 15000 trabalhadores diretos e indiretos.
Conclusão, não adianta esconder indices!
NÃO vai coletar os dados. Não quer ninguém falando nisso. Esconder a baleia por não falar dela rsrsrsr
fabricando formulas mágicas pra esconder inflação .
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.