Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Brasil abre 157.213 vagas formais de trabalho e tem melhor setembro em 6 anos

Publicado 17.10.2019, 17:09
Atualizado 17.10.2019, 17:09
Brasil abre 157.213 vagas formais de trabalho e tem melhor setembro em 6 anos

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil teve criação líquida de 157.213 vagas formais de emprego em setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia, no melhor desempenho para o mês desde 2013 (+211.068).

O dado marcou o sexto resultado positivo consecutivo no ano. De acordo com o Caged, esta também foi a primeira vez em 2019 em que todas os Estados ficaram no azul.

A divulgação do Caged foi antecipada em função de problema técnico no sistema, que deixou temporariamente parte dos dados visíveis na consulta ao cadastro, informou o ministério.

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, foram criadas 761.776 vagas, na série com ajustes --resultado mais forte para o período desde 2014 (+904.913).

Dos oito setores econômicos pesquisados, sete apresentaram resultado positivo, com destaque para serviços (+64.553 postos), indústria de transformação (+42.179) e comércio (+26.918). Na ponta negativa, apareceu o setor de serviços industriais de utilidade pública, com fechamento de 448 vagas.

O saldo do trabalho intermitente -regime implementado pela reforma trabalhista- ficou positivo em setembro em 6 mil empregos. A modalidade permite jornada em dias alternados ou por horas determinadas.

Na modalidade de trabalho parcial, houve criação líquida de 1.807 vagas.

Apesar da melhoria que vem sendo observada na abertura de postos de trabalho, a taxa de desemprego ainda está em patamar elevado no país.

Conforme dados mais recentes divulgados pelo IBGE, a taxa ficou em 11,8% no trimestre encerrado em agosto, estável ante os três meses anteriores, mas numa queda de 0,3 ponto em relação a igual período de 2018.

Os números mostram diminuição nos níveis de população desocupada e na população desalentada, mas o emprego sem carteira de trabalho assinada no setor privado bateu novo recorde da série histórica, num total de 11,8 milhões de pessoas.

(Por Marcela Ayres e Gabriel Ponte)

Últimos comentários

Enxergando o "copo quase cheio ou quase vazio": "desemprego quase acabando" ou "putz... faltando emprego para "quase" 13 milhões ou 26 milhões dos do povo"...
Voo de galinha. Brasil só decola pra valer se o Delegado implodir o vag@bundo.
A esquerda pira! Avante Brasil!
Em quatro anos de saldos negativos consecutivos, o Brasil já perdeu 316.680 empresas. Os dados são do levantamento Demografia das Empresas e Empreendedorismo 2017, divulgados nesta quinta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
o problema não é a esquerda, miliciano.
 miliciano digital
Pelo visto terminaremos o primeiro ano com 1 MILHÃO de novos empregos (fora os informais e empreendedores), contra fatos não há argumentos. Perspectivas ainda melhores para 2020.
só se for plantando laranja
Você acreditou mesmo nas promessas da DEforma da previdência, ein?
Enxergando o "copo quase cheio ou quase vazio": "desemprego quase acabando" ou "putz... faltando emprego para "quase" 13 milhões ou 26 milhões dos do povo"...- FATO
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.