Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Comércio sobe, juros descem: Confira os principais indicadores da semana

Publicado 06.12.2019, 18:44
Atualizado 08.12.2019, 13:58
© Reuters.

© Reuters.

Por Paula Salati

Investing.com - Divulgação dos dados do varejo brasileiro e decisão sobre taxas de juros são alguns dos eventos mais importantes dessa semana.

O dia mais agitado será na quarta-feira (11/12), quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), enquanto o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) definirá a nova taxa básica de juros (Selic) do país.

Lá fora, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) também se reúne para decidir os próximos passos da política monetária dos Estados Unidos (EUA).

A expectativa é de que os dados internos confirmem o cenário de reaquecimento gradual da economia brasileira, que vem sendo balizado por uma recuperação do consumo e serviços, diante de um cenário de juros e inflação mais baixos, retomada do crédito para a pessoa física e avanço da massa salarial.

Em relação à PMC, a mediana das expectativas de mercado apontam aumento de 0,7% no comércio varejista em outubro, em relação a setembro.

Indicadores antecedentes indicam que o aumento das vendas dos supermercados e dos veículos impulsionaram a receita do setor no período.

Em comparação a outubro de 2018, o assessor econômico da FecomercioSP, Guilherme Dietze, prevê um crescimento de 2% para o comércio. Ele lembra que o Índice Cielo (SA:CIEL3) do Varejo Ampliado (ICVA) registrou expansão real (descontada a inflação) de 5,2% em outubro, contra setembro.

Em termos nominais, que reflete a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA teve avanço 6,9%. “Este é um indicador importante para verificar a dinâmica do setor”, diz Dietze.

Outros dados indicam um resultado mais positivo para o comércio. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou na semana passada (04/12), por exemplo, que as vendas do ramo cresceram 4,3% em outubro, em relação a setembro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas expandiram 5,78%. Entre janeiro e setembro, a alta foi de 3,48%.

Já o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian (LON:EXPN) subiu 2,9% em outubro, na comparação anual. Os dados divulgados na quinta-feira (05/12) mostram que os resultados foram puxados, principalmente, pelas vendas de veículos, motos e peças (+5,2%), seguido dos supermercados, alimentos e bebidas (+3%), material de construção (+2,9%), móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática (2,7%), e tecidos, vestuário, e calçados (+2,7%).

Dietze projeta um crescimento anual de 4% para o comércio, em 2019. Segundo ele, isso é resultado de uma combinação de recuperação da confiança dos consumidores, do crédito para a pessoa física, retomada do emprego e renda e cenário de taxas de juros mais baixas.

Especificamente sobre o mês de outubro, a liberação do FGTS também ajudou a impulsionar o setor, algo que deve se reverberar para os dois últimos meses do ano.

Já em novembro, serão contabilizados os ganhos do período da Black Friday, que foram bastante positivos para as grandes varejistas.

O grupo Via Varejo (SA:VVAR3), por exemplo, dono do Extra, Casas Bahia e Ponto Frio, informou que o seu faturamento foi de R$ 1,1 bilhão somente na sexta-feira (29/11).

Já os dados da Ebit Nielsen mostraram que o varejo brasileiro conseguiu faturar 23,6% a mais com a Black Friday deste ano, em relação a 2018. Isso representou um faturamento de R$ 3,2 bilhões, considerando as vendas realizadas na quinta e na sexta.

“Para novembro, esperamos um crescimento anual de 7% no varejo. Diante dessa magnitude, acreditamos que teremos o melhor Natal desde 2015, quando estávamos ainda passando por uma forte recessão econômica”, diz o assessor da FecomércioSP.

Para Dietze, o mesmo dia ainda trará outra notícia positiva para o comércio. Isso porque nesta quarta-feira, o Banco Central definirá a nova taxa básica de juros (Selic). A maioria do mercado espera corte de 0,5 ponto percentual na taxa, levando-a para 4,5%.

Para ele, o juro baixo veio para ficar. “As taxas de juros de longo prazo estão baixas”, reforça Dietze.

Federal Reserve (Fed) deve manter juros estável nos EUA

Já nos EUA, a perspectiva é de estabilidade nos juros. Na quarta-feira, o Fed deverá manter inalterado o intervalo da taxa de juros dos Estados Unidos (EUA) entre 1,5% e 1,75%, conforme a maioria das expectativas do mercado.

Em discursos públicos, o presidente do Fed, Jerome Powell, tem dito que precisaria haver uma aceleração muito forte da inflação para que o país aumentasse os juros, o que ainda não é o caso.

Sobre a probabilidade de reduzir mais taxa, o economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria, afirma que, por enquanto, essa possibilidade não está no radar, tendo em vista que o risco de recessão no país foi reduzido. “Há pouca probabilidade disso ocorrer neste momento”, diz o economista.

Campos Neto avalia que a economia americana ainda apresenta certa solidez. Os dados de mercado de trabalho divulgados na última sexta-feira (06/12), por exemplo, demonstram essa dinâmica. Em novembro, houve uma geração de 266 mil novos postos de trabalho nos EUA.

Para 2020, a Tendências espera que a economia americana cresça em torno de 2%, ainda sustentada pelo consumo das famílias, que tem sido beneficiado pela baixa taxa de desemprego.

Últimos comentários

Como tudo nesta terra, site de finanças também foi contaminado pelo partidarismo, por torcidas organizadas. Está cansativo tentar se informar de verdade. Tudo contaminado da pior maneira possível.
Falta repassar os juros baixos para o consumidor final, por enquanto ta uma bosta ainda, Ponto frio 7,5% no crediário. rsrs
Bolsonaro é o homem certo para o momento atual. O Amoedo seria engolido vivo pelos abutres do congresso.
Amoêdo é um Dória 2.0
O cara-pálida Bozo está sendo deglutido pelo congresso, aliás ele deve favores tanto aos empresários do agro-negócio e seus políticos, quanto aos da bancada evangélica e os da bala!! Esses juntos com os milicianos é que são os verdadeiros abutres, basta ver como loteiam cargos e posições na administração pública, empregando um pessoal pra lá de incompetentes, empregando parentes, num nepotismo nunca visto nem nos tempos da monarquia, faça ideia nos tempos dos petralhas! Mas está melhorando? A pergunta é: para quem? Abs
klkklkkklkkk esse entende de política
Ta difícil uma matéria menos óbvia e interessante
os esquerdistas que escrevem aqui. Suas palavras..vcs receberam em dobro
Consumo voltando a aquecer! Se isso se extender a retomada da industria, isso gerara mais empregos e o Brasil volta em 2020!
Que indústria ? País vem há pelo menos 20 anos se desindustrializando!!
Bolsonaro não é o cara com a melhor postura de presidente, mas é inegável que está fazendo um bom trabalho.#boraganhardinheiro
Postura tiveram todos os que foram até então, e aí ? qual o proveito disso ? Sejamos autenticos, sejamos verdadeiros, sejamos Homens, independente se agradamos ou não. Deixa a postura pros que tem habilidade na arte de enganar e não se definem, pros que gostam de parecer isentos e passando uma aparência de que querem agradar a todo mundo, esses certamente são os piores, essa conversa de "postura" é mimimi de homem moderno que aceita ser guiado por mulher. lamentável Ricardo!
Pois é só está dando certo o Governo, devido a postura de homem, não baixa a cabeça pra ninguém, não tem conchavo político, qualquer outro presidente que se diz honesto, não iria aguentar a pressão e já teria caído por terra.
Creio que vc ainda não compreendeu nada!! Mas vc como os juros compostos, só precisam de uma coisa: tempo!!!
Estou confiante que até o final do ano o ibov encerre acima dos 115 mil pontos.
Bolsonaro 2022. os petistas vão tentar de tudo prejudicar esse crescimento do qual por 20 anos os petistas nos roubaram. falam que a gasolina era barata nos governos petistas, mas ninguém fala que eles estavam destruindo à Petrobras por não repassar os preços internacionais. petistas corruptos.
 se ele montou ele ajudou
montou mesmo?
Realmente, colocando uma escória de incompetentes na administração pública, bando de terraplanistas, milicianos, para mim será apenas voo de pinguim, aguarde! A conta virá certinha igual a do Macri!
Espero que sim kkk
Podem fazer qualquer esforços... Qualquer tipo de governo.... Reforma... Aposentaria... Previdência.... O Brasil somente crescerá sólido quando diminur a diferença social da população.... Do mais pode fazer qualquer tipo de reforma... construçao.... muro.... telhado.... tudo em vão... nada sólido a longo prazo....
Exatamente !!
Esta difícil o PIB superar 1% a poucos anos superamos 7% e ainda pagamos a dívida, as reformas não contribuíram para a economia como já se sabiam, somente tirou direitos da classe baixa e trabalhadores.
.
As reformas são para longo prazo.. criatura..só por Deus viu ...kkkkk
2020 tem tudo para ser um ano perfeito para VVAR3.
Espero que sim kkk
Poderia existir inseticida pra Petistas igual tem pra barata.Brasil caminhando muito bem,força,estamos levantando após 2 décadas de sangue.Roubaram ate a alma do país.
Roubo ? está acontecendo bem agorinha bucéfalo! PT ficou para trás em 2014!! De lá para cá estão mandando os que tiraram a presidenta e os descendentes do astrólogo Olavo de Carvalho, um bando de incompetentes!! Já se passaram quase 5 anos e vc ainda vai falar de Petralhas por mais quanto tempo?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.