Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Crescimento do PIB dos EUA no 3º tri é revisado para cima; investimento empresarial se estabiliza

Publicado 27.11.2019, 14:51
Atualizado 27.11.2019, 14:51
Crescimento do PIB dos EUA no 3º tri é revisado para cima; investimento empresarial se estabiliza

Crescimento do PIB dos EUA no 3º tri é revisado para cima; investimento empresarial se estabiliza

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - O crescimento econômico dos Estados Unidos avançou ligeiramente no terceiro trimestre, em vez de desacelerar como inicialmente informado, e há sinais de que a desaceleração do investimento empresarial pode estar chegando ao fim.

As perspectivas para a economia foram ainda mais animadas com outros dados divulgados nesta quarta-feira, mostrando os gastos dos consumidores aumentando constantemente e o número de norte-americanos que pediram auxílio-desemprego caindo na semana passada, depois de ficar travado em máximas de cinco meses por duas semanas seguidas.

A melhoria nos dados econômicos diminuiu ainda mais os riscos de recessão no curto prazo. O chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, sinalizou otimismo em relação à economia dos EUA na segunda-feira dizendo que "neste momento da longa expansão, vejo o copo muito mais do que meio cheio".

O Produto Interno Bruto norte-americano cresceu a uma taxa anualizada de 2,1%, informou o Departamento do Comércio em sua segunda estimativa sobre o PIB do terceiro trimestre nesta quarta-feira. No mês passado, a estimativa havia sido de um crescimento de 1,9%.

A economia expandiu a um ritmo de 2,0% no período entre abril e junho. Economistas consultados pela Reuters projetavam que o resultado do PIB no terceiro trimestre não seria revisado e permaneceria em 1,9%.

A revisão para cima do PIB refletiu mais acúmulo de estoques do que o inicialmente calculado, além de um ritmo menos acentuado na contração do investimento empresarial. Os estoques aumentaram a um ritmo de 79,8 bilhões de dólares, em vez de 69,0 bilhões informados no mês passado.

Quando medida pelo lado da renda, a economia cresceu a uma taxa de 2,4% no último trimestre. A Renda Interna Bruta dos EUA avançou 0,9% no segundo trimestre.

A média do PIB e da Renda Interna Bruta, também denominada produção doméstica bruta e considerada uma melhor medida da atividade econômica, aumentou a uma taxa de 2,3% no período de julho a setembro, acelerando ante um ritmo de crescimento de 1,4% no segundo trimestre.

Apesar dos dados de crescimento favoráveis, a inflação permanece fraca, o que pode preocupar algumas autoridades dos EUA.

A medida preferencial de inflação do Fed, o núcleo do PCE, que exclui alimentos e energia, subiu 1,6% nos 12 meses até outubro. Em setembro, o núcleo do índice havia avançado 1,7%.

Um segundo relatório divulgado nesta quarta-feira mostrou que os pedidos de bens de capital excluindo setor de defesa e aeronaves -- medida observada de perto para planos de gastos empresariais -- avançaram 1,2% no mês passado, o maior ganho desde janeiro, depois de caírem 0,5% em setembro.

O chamado núcleo dos pedidos de bens de capital foi impulsionado pelo aumento da demanda por máquinas, computadores, produtos eletrônicos e metais fabricados.

Outro relatório mostrou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 15 mil, para 213 mil na semana encerrada em 23 de novembro em dados ajustados sazonalmente. Os pedidos haviam ficado em máximas de cinco meses nas duas semanas anteriores.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.