Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Economia do Reino Unido tem estagnação com incertezas do Brexit

Publicado 03.04.2019, 05:33
Atualizado 03.04.2019, 05:40
© Reuters.

Investing.com - A atividade no setor de serviços do Reino Unido se contraiu pela primeira vez em quase três anos no mês passado, à medida que a incerteza do Brexit atingiu a economia em geral, ameaçando uma estagnação no primeiro trimestre.

A empresa de pesquisa IHS Markit informou que seu índice de gerentes de compras de serviços caiu para 48,9 em março. Essa foi a leitura mais baixa desde julho de 2016 e abaixo do nível de 50 pontos que divide a expansão da contração.

"Uma queda na atividade do setor de serviços indica que o PIB do Reino Unido se contraiu em março, com a economia empacando no primeiro trimestre como um todo e sob risco de cair nos próximos meses", disse em relatório, o economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson.

O relatório indicava que as empresas haviam optado por adiar as decisões de gastos devido à intensa incerteza política, enquanto algumas respostas mostraram que as preocupações relacionadas ao Brexit sobre as perspectivas econômicas também haviam impedido os gastos das famílias.

Os dados divulgados no início desta semana mostraram que a atividade de construção se contraiu pelo segundo mês consecutivo, uma vez que a falta de clareza sobre o Brexit desencadeou as decisões de investimento.

A atividade industrial subiu para uma alta de 13 meses em março, mas economistas alertaram que a recuperação deve-se ao aumento de estoque antes das interrupções esperadas relacionadas ao Brexit.

"A estagnação da economia no primeiro trimestre, portanto, provavelmente se transformará em uma queda no segundo trimestre, a menos que a demanda reviva repentinamente, o que, dada a recente escalada da incerteza do Brexit, parece altamente improvável", disse Williamson.

Ele acrescentou que a atual previsão consensual de crescimento de 1,3% no Reino Unido para 2019 foi "muito otimista". O IHS Markit atualmente espera ver um crescimento de apenas 0,8% em 2019, e mesmo esse desempenho modesto talvez seja um pouco promissor, dada a recente falta de qualquer desenvolvimento do Brexit ”, concluiu ele.

Outros, no entanto discordaram.

"Não se esqueça que os PMIs cobrem apenas setores que representam 70% do PIB (os setores de varejo, governo e não-industrial estão excluídos) e tendem a ser muito pessimistas em períodos de alta incerteza política", disse Samuel Tombs, economista-chefe do Reino Unido na Pantheon Macroeconomics, disse via Twitter. A economia do Reino Unido ", sem dúvida, está lutando, mas o crescimento do PIB não caiu para zero no primeiro trimestre", acrescentou.

{{% twitter% https: //twitter.com/samueltombs/status/1113367888658948098%twitter%}}.

O Reino Unido deveria sair da UE em 29 de março, mas o prazo foi adiado para 12 de abril, para dar ao Parlamento mais tempo para aprovar o acordo de retirada negociado pelo governo do primeiro-ministro Theresa May.

Depois que o projeto não ser aprovado, May disse na terça-feira que pedirá uma prorrogação adicional à UE. May salientou que a prorrogação seria "a mais curta possível", provavelmente antes de 22 de maio, para evitar que o Reino Unido participe das eleições parlamentares europeias.

Na noite de terça-feira, May sugeriu conversas bipartidárias com o líder da oposição, Jeremy Corbyn, para quebrar o impasse do Brexit.



Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.