Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Emprego formal tem melhor agosto em 10 anos e governo deve prorrogar programa que evita demissão

Publicado 30.09.2020, 18:04
Atualizado 30.09.2020, 18:05
© Reuters. .

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil abriu 249.388 vagas formais de trabalho em agosto, melhor resultado para o mês em dez anos, surpreendendo positivamente pelo segundo mês consecutivo sob o amparo do programa do governo que concede um benefício a trabalhadores que tiveram contrato de trabalho suspenso ou jornada reduzida, que deve agora ser novamente prorrogado.

Em coletiva de imprensa, o ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou que o programa foi o de maior eficácia na crise do coronavírus do ponto de vista de preservação de empregos e que, por isso, deveria ser estendido por mais dois meses.

A intenção foi confirmada pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco.

"Se há uma demanda, não há porque não se fazer a prorrogação. Programa bem feito, que evita demissão, traz renda ao trabalhador, garante o emprego", afirmou Bianco.

No fim de agosto, o presidente Jair Bolsonaro já havia assinado decreto que prorrogava para até 180 dias os prazos máximos dos acordos fechados dentro do programa.O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia, veio bem acima da criação líquida de 122.447 postos projetada por analistas em pesquisa Reuters.

Este também foi o melhor agosto para o país desde 2010, quando foram criadas 299.415 vagas.

Guedes avaliou que a performance corrobora a recuperação em V do Brasil após o impacto da crise com o coronavírus, em referência a uma retomada rápida após uma queda também abrupta.

Desta vez, o Caged contou com dados positivos nos cinco setores pesquisados, incluindo o de serviços, que, mais atingido pelas medidas de isolamento adotadas para frear o surto de Covid-19, seguia no vermelho até então.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Superamos aquela fase em que eu dizia que estávamos tentando manter os sinais de preservação, os sinais vitais", disse Guedes.

A dianteira ficou com a indústria, com abertura de 92.893 postos em agosto. Em seguida aparecem os setores da construção (+50.489), comércio (+49.408), serviços (+45.412) e agropecuária (+11.213).

Em julho, o Caged já havia interrompido quatro meses de dados negativos com a ajuda de bons números na indústria e na construção, mas com perdas no setor de serviços.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, foram fechadas 849.387 vagas, num reflexo dos impactos sobre a atividade com a pandemia de Covid-19. No mesmo período de 2019, 593.467 vagas haviam sido abertas.

Mais uma vez, o ministério atribuiu o desempenho positivo do mês ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que permite redução temporária de salário e jornada ou a suspensão do contrato de trabalho, com o pagamento de compensação parcial pelo governo aos trabalhadores. Esse benefício, batizado de BEM, corresponde a uma parte do seguro-desemprego a que o trabalhador teria direito em caso de demissão. Hoje, o seguro desemprego varia de um salário mínimo (1.045 reais) a 1.813,03 reais.

Até 18 de setembro, o BEM permitiu 18,4 milhões de acordos entre empregados e empregadores no Brasil. De acordo com Guedes, foram preservados cerca de 11 milhões de empregos com esse número de acordos, já que alguns deles foram renovados.

O custo, até o momento, é de 25,5 bilhões de reais, sendo que o orçamento total do programa é de 51,6 bilhões de reais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Programa interessante esse, mas sem critérios bem definidos. Minha empresa nao teve reduçao de receita mas conseguiu aderir ao programa, com reduçao de 25% dos salários e jornada de trabalho. Cabe ressaltar que continuo trabalhando as 8h diárias, sendo que estou recebendo apenas 6h e 2h extras é banco de horas.
que estranho.....uma noticia boa do governo....kakakakaa
O certo seria os dois lados juntos para um Brasil melhor, mas os leiteiros mamadores de tetas do governo nunca querem assumir ou tentar ver para o lado bom das coisas ! O Câncer do mundo é a Mídia que quer noticias que dão audiência e não aquela que relata a verdade, mesmo sem pensar se vai dar audiência ou não! !
O certo seria os dois lados juntos para um Brasil melhor, mas os leiteiros mamadores de tetas do governo nunca querem assumir ou tentar ver para o lado bom das coisas ! O Câncer do mundo é a Mídia que quer noticias que dão audiência e não aquela que relata a verdade, mesmo sem pensar se vai dar audiência ou não! foda !
O certo seria os dois lados juntos para um Brasil melhor, mas os leiteiros mamadores de tetas do governo nunca querem assumir ou tentar ver para o lado bom das coisas ! O Câncer do mundo é a Mídia que quer noticias que dão audiência e não aquela que relata a verdade, mesmo sem pensar se vai dar audiência ou não! foda !
Depois reclama pq não ganha dinheiro com a bolsa. Se uma ação cai 50% ela deve subir 100% para voltar para onde estava. Se o brasil bateu seu recorde de desemprego em 2020 então é obvio que deverá bater recorde na geração de empregos para voltar ao zero a zero.
Um detalhe, o desemprego é o pior dos últimos 12 anos que foi quando o IBGE começou a contabilizar e a geração de empregos o melhor mes de agosto dos últimos 10 anos. Ta longe de se recuperar ainda, mas admito que é uma otima estrategia comparar o mes de agosto isoladamente dá uma idéia de que vamos bem.
Engraçado quando sai uma notícia boa da economia ninguém comenta nada, agora se fosse o contrário aqui estaria cheio de especialistas do apocalipse. Kkkkkk br parece que torce para que o pais afunde!
Engraçado quando sai uma notícia boa da economia ninguém comenta agora se fosse o contrário aqui estaria lotado de especialistas do apocalipse. kkkkkk br parece que torce para que o próprio pais afunde!
Depois chamam esse governo de "desgoverno" . E eu acredito que esse mês de setembro venha números melhores estou vendo muitas empresas contratando! Parabéns Presidente Bolsonaro e ministro Paulo Guedes
Algum esquerdista aí?????? emmmm??? Kd vocês?? Vamos falar que a Argentina é um exemplo. Eles fecharam o país, explodiram os índices de infectados por Corona e ainda estão totalmente quebrados e desempregados. Vamos comparar pessoal..
KD OS MIMIMI SOCIALISTAS QUE OPERAM NA BOLSA CAPITALISTA SELVAGEM PARA COMENTAR?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.