Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Fed corta os juros em 0,25 p.p. em meio a receios com crescimento global

Publicado 30.10.2019, 12:30
Atualizado 30.10.2019, 15:06
© Reuters.

© Reuters.

Investing.com – O Federal Reserve cortou a taxa de juros em 25 pontos base nesta quarta-feira. O movimento de redução era amplamente aguardado pelo mercado e ocorre em meio a preocupações de uma desaceleração da economia global e o aumento das tensões comerciais.

A decisão do FOMC leva a taxa de juros da maior economia do mundo para o intervalo de 1,5% a 1,75%, de 1,75% a 2,00%. Dados de investimentos e de exportações fracas, apesar de um mercado de trabalho sólido com uma taxa de desemprego baixo e inflação ancorada em níveis baixos, deram fundamento para a decisão.

A decisão foi dividida, com 8 diretores votaram pelo corte de 0,25 p.p e 2 votos pela manutenção das taxas. Diferentemente do comunicado da reunião anterior, foi retirado do comunicado de hoje o trecho que indica ação futura de novos cortes e inclui dependência de dados relacionados ao mercado de trabalho e ao índice de inflação.

Veja o Monitor da Taxa de Juros do Fed

Esse foi o terceiro corte de juros neste ciclo de baixa do Fed, com o banco mantendo sua orientação de que “agiria apropriadamente” para manter vivo o crescimento econômico.

O Fed, contudo, tem sido rápido em conter as expectativas do mercado de que um ciclo longo de cortes poderá ocorrer, após caracterizar os cortes anteriores – em julho e setembro – como um seguro contra riscos negativos de seu cenário.

LEIA MAIS: Acreditemos em Powell: Corte de Juros nos EUA É Apenas um Ajuste de Meio de Ciclo

Essa posição pública dos diretores do Federal Reserve não tem conseguido ancorar as expectativas do mercado, com muitos analistas acreditando que o banco deverá seguir cortando juros, possivelmente levando ao território negativo.

“O Fed não tem ideia do que está fazendo! Temos um potencial ilimitado, que está sendo contido pelo Fed”, disse o presidente dos EUA, Donald Trump, em seu Twitter.

O ritmo da inflação, contudo, dá suporte para mais flexibilização.

O núcleo do índice dos gastos dos consumidores (PCE, na sigla em inglês), a medida preferida do Fed para inflação, tem ficado abaixo da meta de 2% do banco.

Na expectativa pela reunião do Fed, o Scotiabank Economics disse que desde o último encontro do banco em meados de setembro houve “evidências crescentes de uma deterioração sincronizada da perspectiva de crescimento e uma incerteza contínua em relação ao Brexit e às questões comerciais, que ainda não têm nada resolvido”.

O PIB dos EUA do terceiro trimestre realmente divulgado hoje também apontou desaceleração em relação ao trimestre anterior, suportando a expectativa do mercado em relação a mais reduções da taxa de juros pelo Fed. O PIB americano apresentou uma taxa de crescimento anualizado de 1,9% contra 2% no segundo trimestre. Além disso, os dados do PIB sacramentaram as apostas dos investidores no corte de 0,25 ponto percentual nas taxas, pois a precificação implícita dos juros futuros apontavam em 99,4% de chances de redução antes do anúncio do Fed.

Por outro lado, o PIB do terceiro trimestre ficou acima do consenso de 1,6%, o que pode corroborar a tese do Fed de que os três cortes desde julho foram apenas um "ajuste" de política monetária e indicar um tom mais "hawkish" durante a coletiva de imprensa do chairman Jerome Powell às 15h30 (horário de Brasília).

Powell deve fornecer mais detalhes da visão do banco central sobre a política monetária. Acompanhe a entrevista aqui, no Investing.com Brasil.

Últimos comentários

Precisam reduzir ao máximo, pois sabem que se o dólar tiver muito caro em relação as outras moedas, eles perdem investimento, pois em vez de comprarem deles, comprarão da China, Japão, Emirados Árabes ou até mesmo do Brasil. O dólar valendo 3x ou 4x mais do que outras moedas é o mesmo que pedir para parar de exportar. O ideal para os EUA é taxa ZERO, assim o dólar ficaria entre 2x e 2,75x o valor de outras moedas importantes.
isso me faz recordar muito a época de ouro nos EUA, só espero que nao tenha o mesmo fim
O FED não vem observando chances reais de um forte avanço no fechamento da curvas de juros, precisa claramente desinibir, como prega a minha habitual inteligência, diz Donald.
A resposta do FED na verdade é crescimento sustentável só existe com cautela em um mercado global com resultados ruins. Caso não tenha notado as grandes economias estão desacelerando. O Brasil esta em um oásis que muitos queriam.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.