Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Japão mostra mais pessimismo sobre crescimento, mas não vê mudança em plano de aumento de impostos

Publicado 24.05.2019, 10:21
Atualizado 24.05.2019, 10:25
© Reuters.  Japão mostra mais pessimismo sobre crescimento, mas não vê mudança em plano de aumento de impostos

Por Leika Kihara e Yoshifumi Takemoto

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão rebaixou sua avaliação sobre a economia nesta sexta-feira, mas manteve a visão de recuperação, sugerindo que as crescentes tensões entre os Estados Unidos e a China ainda não atingiram o crescimento de forma suficiente para adiar o aumento do imposto sobre vendas.

As consequências da guerra comercial e a desaceleração da demanda global prejudicaram as perspectivas para a economia dependente das exportações, o que manteve as expectativas do mercado de que o primeiro-ministro Shinzo Abe poderia adiar o aumento do imposto sobre as vendas em outubro, o que já aconteceu duas vezes.

Mas o ministro da Economia, Toshimitsu Motegi, minimizou essa especulação, dizendo que o Japão deveria prosseguir com o aumento dos impostos.

O Japão precisa de receita para pagar os custos crescentes do bem-estar social para sustentar o rápido envelhecimento da população e reduzir o peso da dívida pública, que é duas vezes o tamanho de sua economia de 5 trilhões de dólares.

"Não há mudança no nosso plano de aumentar o imposto sobre vendas conforme programado", disse ele a repórteres após a divulgação do relatório.

"Eu não acho que as coisas estão tão ruins. A indústria está sendo afetada pela disputa comercial entre EUA e China. Mas se você olhar para o lado da oferta da nossa economia, a indústria responde por apenas 21%", disse ele, acrescentando que o setor de serviços, que compõe uma grande parte da economia, está indo bem, com o consumo "se mantendo".

Uma autoridades do partido governista, próximo a Abe, foi mais cauteloso.

O aumento do imposto deve prosseguir se a economia permanecer no estado atual, mas o governo deve examinar os desenvolvimentos nas negociações comerciais entre EUA e China e seu impacto na economia do Japão, disse Katsunobu Kato, chefe do conselho geral do Partido Liberal Democrático (LDP), à Reuters.

"O maior fator a ser observado é o atrito comercial EUA-China", disse Kato. "Os desenvolvimentos econômicos globais mudam o tempo todo, então precisamos vigiá-los."

Em seu relatório econômico de maio, o governo descreveu a economia como "se recuperando a um ritmo moderado, enquanto a fraqueza nas exportações e produção industrial continua".

Essa foi uma visão ligeiramente mais desanimadora do que a do mês passado, quando disse que a economia estava se recuperando moderadamente apesar de "alguma" fraqueza nas exportações e produção.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.