Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Núcleo dos preços ao consumidor no Japão recuam pela primeira vez em 3 anos

Publicado 22.05.2020, 08:17
Atualizado 22.05.2020, 08:45
© Reuters. Consumidores usam máscara em supermercado de Tóquio

© Reuters. Consumidores usam máscara em supermercado de Tóquio

Por Daniel Leussink

TÓQUIO (Reuters) - O núcleo do índice de preços ao consumidor no Japão caiu em abril pela primeira vez em três anos na comparação anual, com a fraqueza dos preços do petróleo e as medidas de contenção ao coronavírus aumentando os riscos de deflação.

Os dados de abril foram divulgados pouco antes de o banco central do país anunciar um novo esquema para aumentar os empréstimos a pequenas e médias empresas afetadas pela pandemia.[nL1N2D40KQ]

A fraqueza dos preços acontece depois que o vírus levou a economia do Japão a uma recessão no primeiro trimestre.

O núcleo do índice de preços ao consumidor, que inclui produtos de petróleo mas exclui os voláteis preços de alimentos frescos, caiu 0,2% no ano até abril, mostraram dados do governo nesta sexta-feira, primeira queda desde dezembro de 2016.

© Reuters. Consumidores usam máscara em supermercado de Tóquio

A expectativa do mercado era de queda de 0,1%, após alta de 0,4% em março.

"É provável que a demanda se recupere quando o coronavírus acabar, mas não há erro de que vai pressionar os preços para baixo nos próximos dois anos", disse Yuichi Kodama, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Meiji Yasuda.

O Japão sofreu quase duas décadas de deflação, ou períodos sustentados de queda de preços, até 2013, quando a economia melhorou graças em parte ao afrouxamento monetário adotado pelo banco central.

Últimos comentários

O Japão produz demais. É muito moderno e eficiente e já tem toda a infra estrutura pronta. 53 milhões de japoneses tem emprego e produzem o suficiente para abastecer e bem abastecido 125 milhões de pessoas, boa parte aposentados. Já possuem todos os bens de consumo, não há espaço para muitos eletrodomésticos nem para 3 carros na garagem. Produzem para todos e ainda sobra para exportar. A população cai ano a ano 500 mil habitantes. É de se esperar imóveis vazios, produção sobrando. É natural então que aconteça ZERO de crescimento e ZERO de inflação.
Moro aqui no japão e você esta com a visão muito distorcida da realidade que se vive aqui
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.