Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

ONU prevê que economia mundial crescerá 3% em 2019 e 2020

Publicado 21.01.2019, 15:21
Atualizado 21.01.2019, 15:29
ONU prevê que economia mundial crescerá 3% em 2019 e 2020

Genebra, 21 jan (EFE).- A economia mundial crescerá cerca de 3% tanto em 2019 como em 2020, um décimo a menos do que em 2018, segundo o relatório de perspectivas apresentado nesta segunda-feira pelas Nações Unidas, que também adverte que fatores como guerras comerciais e o forte endividamento podem reduzir estas previsões.

O documento elaborado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) prevê, além disso, um crescimento de 2% para a economia da União Europeia (UE) neste biênio (mantendo o ritmo do ano passado), mas uma diminuição do ritmo de alta nos Estados Unidos, dos 2,8% de 2018 para 2,5% em 2019 e 2% em 2020.

A China também terá um crescimento menor, passando dos 6,6% de 2018 para 6,3% neste ano e 6,2% no ano que vem, e a América Latina será, segundo a ONU, uma das regiões com indicadores mais positivos, já que, do 1% de aumento do PIB no ano passado, passará a 1,7% em 2019 e a 2,3% em 2020.

O Brasil será um dos responsáveis por esse crescimento regional, com previsões de aumento do PIB de 2,1% e de 2,5% em 2019 e 2020, respectivamente, de acordo com o relatório, que prevê um crescimento moderado também para outros exportadores de produtos básicos, como Rússia e Nigéria.

A UNCTAD ressalta que vários desafios põem em risco estas previsões, como o menor apoio ao multilateralismo, que no caso de uma crise global pode dificultar a tomada de decisões para atenuá-la; as tensões comerciais, o alto endividamento estatal e o aumento dos riscos que são gerados pela mudança climática.

Os conflitos tarifários, a começar pelo protagonizado por China e EUA, contribuíram para uma significativa redução do crescimento do comércio global, que dos 5,3% de 2017 passou para 3,8% em 2018, embora a UNCTAD preveja que o ritmo do ano passado se mantenha em 2019 (3,7%) e 2020 (3,9%).

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.