Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA sobem inesperadamente

Publicado 18.02.2021, 10:46
Atualizado 18.02.2021, 11:25
© Reuters. Pessoas aguardam na fila em feira de emprego em Uniondale, Nova York

WASHINGTON (Reuters) - O número de norte-americanos que entraram com pedidos de auxílio-desemprego subiu inesperadamente na semana passada, mas o mercado de trabalho está se recuperando continuamente já que estímulos fiscais adicionais e a queda nos casos de Covid-19 estão permitindo a reabertura de mais empresas de serviços.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego totalizaram 861 mil em dado ajustado sazonalmente na semana encerrada em 13 de fevereiro, contra 848 mil na semana anterior, disse o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira.

Economistas consultados pela Reuters previam 765 mil solicitações na última semana.

Parte do aumento nos pedidos pode estar relacionada ao fechamento temporário de fábricas de automóveis no início da semana passada devido à escassez global de chips semicondutores. A General Motors (NYSE:GM) (SA:GMCO34) anunciou que suspenderia totalmente a produção de sua fábrica Fairfax, em Kansas City, na semana de 8 de fevereiro.

A Ford (NYSE:F) (SA:FDMO34) reduziu a jornada de trabalho em sua fábrica de caminhões de Dearborn e em sua planta de montagem de Kansas City.

As solicitações de auxílio caíram em relação a um recorde de 6,867 milhões em março passado, quando a pandemia atingiu os Estados Unidos. Embora estejam acima de seu pico de 665 mil atingido durante a Grande Recessão de 2007-09, há motivos para otimismo cauteloso de que a recuperação do mercado de trabalho norte-americano ganhará força na primavera (no Hemisfério Norte).

As infecções por coronavírus e as taxas de hospitalização vêm diminuindo desde meados de janeiro. Dados do governo divulgados na quarta-feira mostraram que as vendas no varejo dos EUA aumentaram à maior taxa em sete meses em janeiro.

Além disso, o Congresso dos Estados Unidos está avaliando o enorme pacote de recuperação de 1,9 trilhão de dólares do presidente Joe Biden, que se somaria a quase 900 bilhões de dólares em estímulos fiscais adicionais do governo oferecidos no final de dezembro.

© Reuters. Pessoas aguardam na fila em feira de emprego em Uniondale, Nova York

A ata da reunião de política monetária de janeiro do Federal Reserve, publicada na quarta-feira, mostrou que a maioria das autoridades do Fed "antecipa que o progresso contínuo nas vacinações levará a um aumento considerável na atividade econômica".

Cerca de 12,3 milhões dos 22,2 milhões de empregos perdidos durante a pandemia foram recuperados nos Estados Unidos. O Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês) estima que o emprego não retornará a níveis pré-pandemia antes de 2024.

(Por Lucia Mutikani)

Últimos comentários

go Biden!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.