Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Powell diz não ver razão para que salários e ganhos no emprego não possam continuar

Publicado 12.02.2020, 16:45
Atualizado 12.02.2020, 16:45
© Reuters. Chairman do Federal Reserve, Jerome Powell

© Reuters. Chairman do Federal Reserve, Jerome Powell

Por Ann Saphir e Lindsay Dunsmuir

(Reuters) - O chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, reiterou nesta quarta-feira sua confiança nas perspectivas econômicas para os Estados Unidos, apesar de esperar alguma pressão negativa "em breve" da nova epidemia de coronavírus na China e destacar a ameaça vinda da desigualdade de renda e da expansão da dívida federal.

"Não há razão para a situação atual de baixo desemprego, aumento de salários, elevada criação de empregos... não possa continuar", disse Powell ao Comitê Bancário do Senado em seu segundo dia de depoimentos no Congresso.

A expansão econômica recorde dos EUA está agora em seu 11º ano. Os salários agora estão crescendo a um ritmo anual de cerca de 3%, a taxa de desemprego é de 3,6%, e o crescimento do emprego mais do que acompanhou o aumento da força de trabalho.

"Não há nada nessa economia que esteja em desarmonia ou em desequilíbrio", disse Powell.

Suas observações enfatizaram a visão do banco central de que o juro básico atual, entre 1,5% e 1,75%, é o cenário certo para manter a expansão nos trilhos.

Mas ele também disse que o Fed está acompanhando de perto a epidemia de doenças semelhantes à gripe que matou centenas e adoeceu dezenas de milhares de pessoas desde janeiro, quase todas na China.

"Realmente esperamos que haja alguns efeitos" na economia dos EUA, disse Powell, acrescentando que espera começar a ver esses dados refletidos nos dados econômicos "em breve".

A expectativa é que paralisações de fábricas e restrições de viagens destinadas a conter a disseminação do vírus na China e no resto do mundo afetem as cadeias de suprimentos.

As exportações dos EUA para a China também serão impactadas, disse ele, assim como o turismo chinês para os Estados Unidos. Os mercados financeiros oferecem outro caminho para o impacto no crescimento dos EUA, disse.

QUESTÕES DE PRAZO MAIS LONGO

Powell também observou várias áreas em que o desempenho da economia está aquém, incluindo desigualdade de riqueza e renda e participação da força de trabalho que, embora em alta, é menor do que em muitas outras economias avançadas. Questionado sobre o porquê, Powell atribuiu grande parte da culpa ao baixo nível educacional.

E o chairman do Fed falou pelo segundo dia sobre suas preocupações com o aumento da dívida dos EUA. "Eu diria, fique preocupado agora", disse.

© Reuters. Chairman do Federal Reserve, Jerome Powell

O maior problema do orçamento federal, disse Powell, são os gastos com saúde, que representam cerca de 17% do PIB, mais do que o padrão de 11% nas mais avançadas economias. Isso ocorre a despeito de benefícios em si não serem mais generosos e os resultados de saúde estarem "perfeitamente na média", disse ele.

O déficit federal deste ano ficará em torno de 1 trilhão de dólares. Embora o recém-divulgado projeto de orçamento federal inclua uma redução nos próximos dez anos, pressupõe um crescimento econômico de 3% nos próximos anos, menos do que o ritmo de 2% estimado pelo Escritório de Orçamento do Congresso e pela maioria das autoridades do Fed.

Se a relação dívida/PIB continuar crescendo rapidamente, Powell disse: "O que isso significa é que daqui a 20 anos... nossos filhos gastarão esses dólares oriundos de impostos em serviço da dívida, em vez de nas coisas de que realmente precisam."

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.