Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Revisões do PIB empurram China para meta de dobrar economia, mas persistem dúvidas sobre dados

Publicado 22.11.2019, 10:15
Atualizado 22.11.2019, 10:17
Revisões do PIB empurram China para meta de dobrar economia, mas persistem dúvidas sobre dados

PEQUIM (Reuters) - A China revisou para cima nesta sexta-feira seu Produto Interno Bruto (PIB) nominal de 2018 em 2,1%, para 91,93 trilhões de iuanes (13,08 trilhões de dólares), mantendo-a no caminho para alcançar sua meta de dobrar o tamanho de sua economia até 2020 em relação a 2010.

No entanto, com a economia crescendo em seu ritmo mais fraco em quase três décadas, as revisões podem alimentar o ceticismo sobre a credibilidade dos dados chineses, com alguns analistas suspeitando que as autoridades possam estar maquiando os números para atingir as metas ambiciosas de Pequim.

Em comunicado, a Agência Nacional de Estatísticas da China disse que a mudança no tamanho do PIB de 2018 não influenciará significativamente o cálculo da taxa de crescimento de 2019.

No entanto, alguns analistas sugerem que o empurrão nominal pode não ter sido tão nominal, afinal.

Apesar de a agência "enfatizar que a atual rodada de revisões é o resultado do censo que descobriu atividades anteriormente não registradas, é difícil ignorar o fato de que também ajudará a China a cumprir as metas oficiais de crescimento", disse em nota Julian Evans-Pritchard, economista sênior da China na Capital Economics.

Nas revisões anteriores, o crescimento real quase sempre foi revisado para cima, disse ele.

De fato, considera-se necessário um crescimento de cerca de 6,2% durante todo este ano e no próximo para cumprir a antiga meta do Partido Comunista de dobrar o PIB e a renda na década até 2020.

Tal taxa de expansão seria uma meta difícil, dado o crescimento de 6,0% do PIB registrado no terceiro trimestre - ritmo mais lento desde 1992 - e com muitos analistas apostando que o ritmo cairá abaixo de 6% em 2020.

Uma desaceleração da demanda no país e no exterior enfraqueceu a segunda maior economia do mundo, em parte devido ao investimento empresarial e à atividade industrial atingidos por uma guerra comercial com os Estados Unidos.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.