Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Selic deve ter corte de 50 p.p.; comunicado vai apontar extensão de ciclo de baixa

Publicado 17.09.2019, 17:49
Atualizado 17.09.2019, 17:52
© Reuters.

Por Leandro Manzoni

Investing.com - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou nesta terça-feira a reunião de dois dias para a definição da nova taxa básica de juros. A decisão será anunciada amanhã, após o fechamento do mercado. A expectativa do mercado é de mais uma redução de 50 pontos-base, continuando o ciclo de cortes iniciado na última reunião realizada em 31 de julho. Desta forma, a Selic vai para 5,5% ao ano, o menor nível da história.

Os economistas consultados pelo Investing.com Brasil também apostam no mesmo tamanho de corte e compartilham prognóstico semelhante em relação ao cenário-base para a tomada de decisão do colegiado. O cenário-base deve prosseguir com a avaliação de que a atividade econômica continua com uma recuperação lenta e gradual, a inflação está comportada e a expectativa de inflação futura está ancorada, além do menor risco de frustração com avanço das reformas e ajustes econômicos no Congresso.

Apesar do aumento de risco externo com a escalada da guerra comercial entre EUA e China, a desaceleração econômica global provocada pela nova rodada de imposição mútua de tarifas entre as duas maiores economias globais deve favorecer a um ciclo de afrouxamento monetário conduzida pelos principais Bancos Centrais do mundo.

Focus traça cenário benigno

A avaliação dos economistas está em linha com os dados divulgados, na segunda-feira, do último Boletim Focus, publicação do Banco Central com as projeções de analistas de mercado das principais variáveis macroeconômicas. De acordo com o Focus, o crescimento para este ano continua abaixo de 1%, ficando em 0,87%, enquanto a projeção para o ano que vem sofreu uma nova redução de 2,07% para 2%.

O mesmo ocorreu com o índice oficial de inflação, o IPCA, que foi projetado a encerrar 2019 a 3,45% e 2020 a 3,80%, abaixo do centro da meta de, respectivamente, 4,25% e 4%, mas ainda dentro da margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. As projeções de PIB e IPCA para 2019 e 2020 permitem a expectativa de uma Selic a 5% no encerramento deste e no próximo ano.

PIB surpreende, mas não afeta Copom

A surpresa dos números do PIB do 2º trimestre, que apresentou alta de 0,4% e veio acima do consenso de 0,2% do mercado segundo o IBGE, não deve levar o Copom a avaliar de que o estímulo iniciado na última reunião já seja suficiente para acelerar a atividade econômica. “A não ser que o Banco Central mude a comunicação”, afirma André Perfeito, economista-chefe da Necton Investimentos, que ressalta que o Banco Central prescreve uma taxa de juros estimulativa em atas, comunicados e documentos oficiais.

Comunicado deverá indicar novos cortes da Selic

A expectativa do mercado será em relação ao comunicado após a reunião de hoje e amanhã para observar se contemplará elementos que sinalizem a extensão do atual ciclo de flexibilização monetária. Na avaliação de Marcela Rocha, economista-chefe da Claritas Investimentos, o Copom pode dar uma pista até quando vai conduzir o processo de afrouxamento monetário e o tamanho de novos cortes, a partir da manutenção ou não do trecho “evolução do cenário permite ajuste adicional” presente no comunicado da reunião anterior. “Mas esse trecho deve ser retirado”, aposta Rocha, que prevê mais um corte adicional de 25 pontos-base na reunião de outubro, com a Selic encerrando 2019 a 5,25%.

“O Banco Central vai lidar com questões estruturais como a taxa de juros neutro, que já foi abordada em comunicados anteriores”, diz Rafael Cardoso, economista-chefe da Daycoval Asset Management. Cardoso aponta que a autoridade monetária vai avaliar se vai manter a conduta agressiva do atual ciclo, levando a Selic abaixo de 5%, ou se para neste patamar, a partir do prognóstico de que a política monetária está estimulativa em relação a taxa neutra de juros. A taxa de juros neutro aponta o nível de juros que acelera crescimento sem aumentar o nível de preços. Com os dados disponíveis até o momento, Cardoso aposta em mais um corte de 50 pontos-base em outubro.

“A queda da taxa de juros neutro nos últimos anos abriu espaço adicional para o Copom cortar a taxa Selic”, avalia José Pena, economista-chefe da Porto Seguro (SA:PSSA3) Investimentos. Pena aponta que o processo de redução da taxa neutra no mundo desde antes da crise de 2008 somado à tramitação e aprovação das reformas econômicas no Congresso permitiram a autoridade monetária iniciar a flexibilização monetária na última reunião. “Cabe mais estímulos, devido ao alto grau de ociosidade na economia”, continua Pena, que afirma que a aceleração do crescimento, mesmo na margem, não se traduz em risco inflacionário.

Federal Reserve no radar

Em relação à reunião de outubro, Pena condicionou uma nova redução de juros pelo Copom ao ambiente econômico do exterior, mais especificamente da decisão de política monetária do Federal Reserve – o Banco Central dos EUA -, que ocorre no mesmo dia. “A Selic chega a 5% ao ano se o Fed sinalizar uma queda adicional na reunião seguinte”, diz o economista da Porto Seguro (SA:PSSA3), que prevê mais uma queda de 25 pontos-base, para 1,75% ao ano, na taxa de juros da economia americana durante a entrevista ao Investing.com Brasil na última sexta-feira (13).

Entretanto, de acordo com o Monitor da Taxa de Juros do Fed do Investing.com, diminuíram as chances de o Fed reduzir em mais 25 pontos-base a taxa de juros da economia americana, que até semana passada estavam em 90%. Nesta terça-feira, a aposta de manutenção da taxa em 2% está em 53,8%, enquanto 46,2% prevê redução.

Últimos comentários

Hoje, a Selic está em 6% ao ano, enquanto os Fed Funds, a taxa básica nos EUA, está no intervalo entre 2,00-2,25%. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil aposta com a Selic encerrando o ano em 5,5%, ou 5% segundo a última edição do Boletim Focus, totalizando uma redução de 1/1,5 ponto percentual ao fim do processo de flexibilização monetária.. Os EUA, já fizeram um corte de 25 pontos-base e precifica mais 1 cortes de mesmo tamanho até o fim do ano, finalizando o primeiro ciclo de afrouxamento monetário em uma década na economia americana com corte total de 50 pontos-base, ou seja, o tamanho da redução deve ser menor de metade que a flexibilização monetária brasileira.
Menor diferencial de juros deve desvalorizar demais o real, avaliam economistas. . As de decisões de política monetária nos EUA que desvalorizou os juros de 0,25% e o Brasil de 0,50%, traz avaliações sobre as projeções de preço do dólar em relação ao real. Isso porque a corte maior da Selic feita no Brasil em relação à redução de juros nos EUA, diminui o diferencial de juros entre as taxas básicas dos dois países. A queda de diferencial de juros provoca geralmente pressão para desvalorização da moeda brasileira, já que há diminuição do prêmio para que o investidor estrangeiro coloque recursos no país.
Insanidade baixar juros com inflação galopante....batendo a porta. Maquiagem desde velhos tempos de Dilmao
Cetti, estou falando isso desde esse corte de 0,5 de julho.. É suicídio isso dai. Vamos sair de recessão para estaginflacao
Dolar a R$ 3,80 pode so sognar nào volta mais, dolar  mai facile 4,30/4,70 o mais. . . A BORDO DO AIR FORCE ONE (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que seu governo nào pode fechar um acordo comercial com a China antes da eleição presidencial dos EUA ou no dia seguinte à eleição.. . . Falando a repórteres a bordo do Air Force One, enquanto viajava do Novo México para a Califórnia, Trump afirmou que a China acha que ele vai ganhar a eleição, mas que as autoridades chinesas prefeririram lidar com outra pessoa.. . . Ele disse que alertou à China que, se o acordo vier após as eleições, será em termos "muito piores" para Pequim do que se fosse alcançado agora.. . . (Por Jeff Mason)
Não veja apenas o curto prazo, pois parecerá uma análise míope. Dólar voltará a 3,80, depois a 3,30, a 2,70 e 2,20. Isso até 2024.
Meu Deus ,quanto comentário sem noção. Quando Mais baixa a Taxa , maior estimulo a economia,;proporcionado empréstimos mais baratos e investimentos em equipamentos, pois é melhor produzir ao invés de aplicações em banco.Na contra parte o Dollar deve cair pelo mesmo motivo , pois as economia estara mais atraente possibilitando a venda de Dollar e investindo em ações.Dollar e índice são estrategias normalmente inversa.
Perceba que as pessoas que reclamam sao as que perderão dinheiro com a redução da Selic. Muitos investem pequena fração do dinheiro na Bolsa e maior fracao em investimentos atrelados a Selic. O ideal seria que a Selic ficasse o mas próximo de 0 e 2% superior à dos USA.
caso o FED nao corte(3 horas antes) o juro americano, sera que copom ira cortar? Brasil vai ficar menos atraente ainda.
Não creio em cenários caóticos em pleno século XXI. Mídia atualmente usa uma estratégia muito radical para manter leitores e cliques em anúncios. Minha visão de iniciante é dólar não passar de R$5,00 e governo mais cauteloso até fim do ano. Não sei se isso é dúvida ou unanimidade, mas 120.000 pts no BOV só ano que vem.
ações é o melhor investimento a longo prazo
Isso pode não ser verdade. Depende do prazo que você considera. A única certeza é que a longo prazo estaremos todos mortos.
Kkkkk
pq vc nao votou no Ciro pra limpar o nome de todos do serasa??
E se o Federal Reserve Banco Central dos EUA manter a taxa de juros, quais empresa vão se beneficiar aqui no Brasil
Empresas que costumam se beneficiar com juros altos na maioria das vezes são bancos e seguradoras.
estamos adentrando em um abismo, mais e mais.... a grande mídia faz um esforço hercúleo para transparecer que mais cedo ou mais tarde tudo vai melhorar, mas a verdade é bem outra... rumamos a passos largos para uma forte depressão...  e em algum momento esse bando de sem-noção que está no comando do país vai começar a culpar o ambiente internacional pelo desastre e vão sair de fininho.... vão vendo aí :-( ... dólar a $5 antes do fim do ano!!!
Com redução da taxa Selic, o que vai haver? um crescimento fantasioso da economia. o Brasil está parado!!!! só quem ganha dinheiro é quem vai investir na bolsa, eo pobre pai de família cada vez mais desemprego, cada vez mais endividado, cadê os empregos!!! são 60 milhões de pessoas com o nome sujo no comércio e milhões de desempregados. NÃO há um político desses ai que pense nisso.
vai dormir
Isso mesmo. O povo sendo povo. Acha que algo vai cair do céu.
concordo que políticos não geram empregos, e nem bancos centrais abaixando taxas pra além do que recomenda a ortodoxia. Veja, vc acredita mão invisível do mercado pra tudo de menos pra taxa. Eu, por outro lado, nao deixo a taxa de fora. Se está tendo fuga de capital e o dólar está subindo com rate of change em ascensão, é pq a taxa está errada (está baixa demais) , pela própria lei de oferta e demanda DA TAXA. É exatamente essa a abordagem da Escola Austríaca. O termômetro do preço da taxa é fluxo de expansão/retração das reservas( no nosso caso nosso lastro, comparativamente ao gold standard, é majoritariamente o dólar).
traduzindo: o Bacen está entrando vendido em Real... E isso com o Dolar a 4,10... vai vendo
Pode esperar dólar a 4,20
Vai estudar mais, ta muito fraquinho...
argumento forte esse, lacração total. Será q vc não sabe que corte de taxa de juros é o Banco Soberano entrando vendido em sua própria moeda? tão básico
quem quiser um prêmio maior deverá assumir um risco maior. Lembrando que apesar da taxa nominal está baixa o IPCA tbm está.
Quais os investimentos que tem queda com a baixa da selic
renda fixa e ações de seguradoras ( na maioria das vezes)
qualquer renda fixa e nas ações as principais afetadas são seguradoras
tesouro Selic, fundos DI. diferente do que o pessoal falou aí em cima, as ações tendem a subir, pois é mais gente saindo da renda fixa e comprando ações.
Quem poupa se ferrou. E dólar a 5 antes do fim do ano.
Dólar a 5 Reais não é bom para os EUA pois com essa recessão ninguém vai comprar nada deles então e isso eles não vão deixar acontecer. Dólar na faixa de 3,80 é o ideal.
 Dolar a R$ 3,80 pode so sognar nào volta mais dolar  mai facile 4,30/4,70 o mais A BORDO DO AIR FORCE ONE (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que seu governo nào pode fechar um acordo comercial com a China antes da eleição presidencial dos EUA ou no dia seguinte à eleição. Falando a repórteres a bordo do Air Force One, enquanto viajava do Novo México para a Califórnia, Trump afirmou que a China acha que ele vai ganhar a eleição, mas que as autoridades chinesas prefeririram lidar com outra pessoa. Ele disse que alertou à China que, se o acordo vier após as eleições, será em termos "muito piores" para Pequim do que se fosse alcançado agora. (Por Jeff Mason)
 excelente, pelo menos um comentário decente no meio de tanta gente maluca projetando dólar a 5,00 R$, por isso tanta gente perde dinheiro no mercado olha a mentalidade desses malucos, não sei de onde tiram essas ideias.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.