Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Surto de coronavírus na China pressiona economia já enfraquecida

Publicado 27.01.2020, 09:49
Atualizado 27.01.2020, 09:53
Surto de coronavírus na China pressiona economia já enfraquecida

Surto de coronavírus na China pressiona economia já enfraquecida

Por Gabriel D. Crossley

PEQUIM (Reuters) - O surto de coronavírus na China -- que matou 81 pessoas e se espalhou para vários países -- deve prejudicar sua economia, um motor do crescimento global, embora analistas digam que é muito cedo para quantificar o impacto geral sobre as empresas e consumidores.

O consenso é de que, no curto prazo, a produção econômica será afetada à medida que as autoridades chinesas adotam medidas preventivas, impõem restrições de viagem e estendem o feriado do Ano Novo Lunar para limitar a propagação do vírus.

Milhões que normalmente viajam durante esse período cancelaram seus planos, com o governo ordenando que sejam concedidos reembolsos totais aos passageiros de transporte aéreo e ferroviário.

Xangai disse nesta segunda-feira que as empresas não podem reiniciar as operações antes de 9 de fevereiro, e as empresas no centro industrial chinês de Suzhou foram ordenadas a permanecer fechadas até pelo menos 8 de fevereiro.

O governo prolongou o feriado do Ano Novo Lunar de uma semana em três dias em todo o país, até 2 de fevereiro.

Wuhan, uma cidade de 11 milhões de habitantes e o epicentro do surto de vírus no centro da China, já está praticamente confinada e existem severos limites de locomoção em várias outras cidades chinesas.

Muitos analistas estão se voltando para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), um coronavírus que se originou na China e matou quase 800 pessoas em todo o mundo em 2002 e 2003, para entender melhor os prováveis efeitos a longo prazo.

"A economia se recuperou rapidamente depois que a Sars desapareceu", disse Larry Hu, da Macquarie Capital, em nota a clientes. Transporte, restaurantes e vendas no varejo foram atingidos, mas Hu disse que, no geral, a Sars foi "apenas um pontinho que não mudou a principal tendência".

Desta vez, no entanto, analistas dizem que o aumento da dependência do consumo da China para impulsionar a segunda maior economia do mundo em comparação ao início dos anos 2000 poderia minar o crescimento.

"Na China, durante 2019, o consumo contribuiu com cerca de 3,5 pontos percentuais para a taxa de crescimento real geral do PIB de 6,1%. Um cálculo posterior sugere que se os gastos com esses serviços caíssem 10%, o crescimento geral do PIB cairia cerca de 1,2 ponto percentual", disseram analistas da S&P Global Ratings em nota.

Os dados iniciais contribuem para uma leitura sóbria.

A correria habitual do Ano Novo Lunar de gastos com viagens, turismo e entretenimento já sendo prejudicada. O total de passageiros caiu quase 29% em relação ao ano anterior no primeiro dia do Ano Novo Lunar, disse uma autoridade do ministério dos transportes.

Notavelmente, as condições externas em 2002-03 eram favoráveis, enquanto o surto de coronavírus está "aumentando os obstáculos ao crescimento", disseram analistas do Nomura em nota. O crescimento do PIB da China caiu para uma mínima em quase 30 anos em 2019, pressionado pela fraca demanda doméstica e atritos comerciais com os Estados Unidos.

A China também agora contribui mais para o crescimento econômico global do que há 17 anos, o que significa que qualquer grande impacto doméstico decorrente do vírus repercutirá em todo o mundo.

O vírus já se espalhou para mais de 10 países, incluindo Estados Unidos, França, Austrália e Cingapura, embora todas as 81 mortes tenham ocorrido até agora na China.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.