Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Tailândia elege novo Parlamento, mas militares mantêm influência no poder

Publicado 22.03.2019, 18:15
Atualizado 22.03.2019, 18:30
Tailândia elege novo Parlamento, mas militares mantêm influência no poder

Tailândia elege novo Parlamento, mas militares mantêm influência no poder

Jordi Calvet.

Bangcoc, 22 mar (EFE).- Quase cinco anos após o Exército tomar o poder em um golpe de Estado, a Tailândia realizará neste domingo eleições legislativas para escolher uma nova composição do Parlamento, que continuará sob influência dos militares, independentemente do resultado das urnas.

A votação deveria servir para restabelecer a democracia, suspensa no levante de maio de 2014, que os generais justificaram como necessário para acabar com a corrupção e a instabilidade política, após meses de protestos populares.

Mas o pleito, adiado algumas vezes, acontecerá depois de uma profunda reforma jurídica destinada a restringir a margem de manobra dos governos eleitos e a consolidar a ingerência militar na vida política do país.

As eleições servirão, por outro lado, para medir o apoio ou a rejeição popular à junta militar e ao primeiro-ministro - o general golpista Prayut Chan-ocha, que quer continuar no cargo, desta vez, com a legitimidade das urnas.

O regime foi marcado pela intolerância a qualquer forma de dissidência, que levou centenas de pessoas a passarem dias detidas, o que as autoridades chamaram de "ajuste de atitude", inclusive por protestos simbólicos como comer um sanduíche em público.

Outras dezenas foram detidas sob as leis de lesa-majestade e de crimes eletrônicos, que preveem duras penas de prisão e que foram utilizadas como ferramentas de censura e para combater críticas à junta.

O governo militar, envolvido em vários escândalos de corrupção e que encheu de generais os conselhos de administração de empresas estatais, também foi afetado pelo fraco desempenho da economia, a que menos cresceu no Sudeste Asiático.

Sob o comando dos militares, além disso, a Tailândia tornou-se em 2018 o país mais desigual do mundo, com 66% da riqueza nas mãos da parcela mais rica, de 1%, segundo o banco Credit Suisse (SIX:CSGN).

No pleito, que deve contar com a participação de 51,4 milhões de pessoas, estarão em jogo as 500 cadeiras da Casa de Representantes, a câmara baixa do Parlamento. Deste total, 350 ficarão com os vencedores dos distritos eleitorais, e as outras 150 serão definidas pelo sistema de lista fechada, pelo qual o número de eleitos é proporcional ao de votos recebidos pelos partidos.

Os deputados serão os responsáveis por designar o novo primeiro-ministro em uma votação conjunta com os 250 senadores, que serão escolhidos pela junta militar e incluirão os chefes das Forças Armadas.

Prayut, proposto como candidato a primeiro-ministro pelo partido Phalang Pracharat, comandado por vários de seus ex-ministros, larga assim com vantagem para prolongar seu mandato, já que só precisaria do apoio de 126 deputados eleitos.

O general, que esperou até o último dia para confirmar que aceitava a indicação, passou o último ano fazendo campanha e cooptando opositores, enquanto mantinha efetivamente a proibição a qualquer atividade política imposta após o golpe.

Além disso, ele se negou a debater com seus adversários, mantém o cargo de primeiro-ministro com plenas funções e, como chefe da junta militar, é beneficiado pelo artigo 44 da nova Constituição, que lhe dá poder absoluto e imunidade.

O principal concorrente de Prayut deveria sair do movimento político liderado pelo ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, ganhador de todas as eleições desde 2001, mas cujos governos foram depostos pelo Exército ou pela Justiça.

O Pheu Thai, que formou o último governo democrático, é carro-chefe desta corrente, que desta vez decidiu concorrer dividida em quatro legendas para evitar uma nova norma que limita o número de assentos por partido.

O plano foi abalado depois que uma destas legendas, o Thai Raksa Chat, foi considerado ilegal por uso indevido da monarquia ao nomear a princesa Ubolratana Mahidol, irmã mais velha do rei Vajiralongkorn, como candidata a primeira-ministra.

O grande beneficiado poderá ser o Anakot Mai, partido novo liderado pelo empresário Thanathorn Juangroongruangkit, cujo sucesso entre o eleitorado jovem e sua proposta de reduzir o orçamento militar o colocou no ponto de mira da junta, que o processou por suas críticas ao regime.

Outro partido a concorrer será o Democrata, preferido tradicionalmente pelas elites de Bangcoc, as mesmas que apoiaram o golpe, mas cujo líder, o ex-primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva, anunciou oposição às pretensões de Prayut de continuar à frente do governo.

As eleições serão as primeiras após a morte do rei Bhumibol, morto em outubro de 2016 após 70 anos na chefia de Estado, e os resultados oficiais só serão anunciados dentro de dois meses, depois da cerimônia de coroação de Vajiralongkorn.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.