Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Turbulência no mercado acionário não deve provocar resposta rápida do Fed

Publicado 11.09.2020, 15:53
Atualizado 11.09.2020, 15:55
© Reuters. (Blank Headline Received)

Por Matt Scuffham

NOVA YORK (Reuters) - O recuo do mercado acionário dos Estados Unidos tem aumentado esperanças de que o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) reforce compras de ativos para impulsionar a economia, mas o "sell-off" não foi suficientemente acentuado para justificar qualquer ação, de acordo com agentes de mercado, estrategistas e um consultor do Tesouro dos EUA.

O mais provável é que o Comitê Federal de Mercado Aberto(Fomc, na sigla em inglês) --que se reúne na próxima semana para definir a política monetária dos EUA-- reoriente suas compras de Treasuries para vencimentos mais longos a fim de manter baixos os yields nesses vértices, disseram alguns estrategistas.

O Fed pode aumentar o volume de ativos que detém em épocas de estresse para estimular a economia ou vendê-los quando a economia corre o risco de superaquecimento. O banco central dos EUA elevou seu balanço de 4 trilhões de dólares para 7 trilhões de dólares desde o surto do coronavírus.

Uma recuperação das ações, impulsionada por papéis de tecnologia, valorizou o índice S&P 500 em 15% entre o início de julho e sua máxima de fechamento em 2 de setembro. O índice Nasdaq Composite subiu 21% no mesmo período.

No entanto, um forte "sell-off" de ações do setor de tecnologia empurrou o Nasdaq na terça-feira a território de correção --quando ocorre uma queda de 10% ou mais em relação à máxima recente. Desde então, o mercado se estabilizou parcialmente.

Ajay Rajadhyaksha, chefe de pesquisa macro do Barclays Plc (LON:BARC), disse que seria preciso outra queda repentina e expressiva nos mercados antes de o Fed pensar em considerar aumento de suas compras.

"O Fed não terá problemas com o patamar das ações neste momento", disse Rajadhyaksha, que faz parte de um comitê que assessora o Tesouro dos EUA na gestão da dívida e na economia. "Eu acho que você precisaria que elas (as ações) caíssem outros 10%, pelo menos, rapidamente, antes que o Fed começasse a notar."

Gennadiy Goldberg, estrategista de taxas dos EUA da TD Securities, também disse que os "sell-offs" das ações não seriam uma preocupação para o Fed.

"Algum declínio após um grande rali realmente não fará com que eles atuem. Eles estão procurando por sinais de instabilidade", afirmou.

Alguns investidores esperavam que o Fed elevasse as compras no mercado para apoiar os preços dos ativos.

Troy Gayeski, um dos diretores de investimentos da SkyBridge, empresa de investimentos alternativos, disse que o fato de o balanço do Fed ter permanecido estável por 12 semanas foi parte da razão para a cautela dos investidores.

© Reuters. (Blank Headline Received)

"A menos que tenhamos outra rodada de expansão do balanço e outra reaceleração do crescimento da oferta de dinheiro, os mercados ficarão muito mais bidirecionais e voláteis", disse.

O Fed desacelerou as compras de Treasuries e de dívidas lastreadas em hipotecas à medida que os mercados se recuperavam de problemas vistos em março, quando o pânico em torno do coronavírus provocou tombos nas bolsas de valores e aperto de liquidez nos mercados de dívida.

(Reportagem adicional de Karen Brettell e Megan Davies)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.