Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Vulnerabilidade corporativa da zona do euro está em níveis vistos durante crise da dívida, diz BCE

Publicado 23.11.2020, 09:53
Atualizado 23.11.2020, 09:55
© Reuters. BCE em Frankfurt

FRANKFURT (Reuters) - As empresas da zona do euro estão cada vez mais vulneráveis em meio a uma recessão causada pela pandemia, mas o apoio estatal, incluindo empréstimos do Banco Central Europeu (BCE), limitou os danos até agora, revelou um relatório do BCE nesta segunda-feira.

"As vulnerabilidades corporativas aumentaram para níveis vistos pela última vez no pico da crise da dívida pública da zona do euro, mas permanecem abaixo dos níveis alcançados após a crise financeira global", disse o BCE em artigo do relatório de estabilidade.

Tendo comprado mais de 20 bilhões de euros em dívida corporativa este ano em um esquema de compra de títulos de emergência, o BCE tem sido fundamental no fornecimento de financiamento para empresas.

Mas a nova desaceleração pode levar a rebaixamentos de ratings, o que pode dificultar a participação do BCE, já que ele só pode comprar dívida corporativa que possuam grau de investimento.

© Reuters. BCE em Frankfurt

As questões ainda não resolvidas para as empresas são as vendas em queda, a lucratividade real e esperada mais baixa e um aumento na alavancagem e no endividamento, acrescentou o BCE.

"As garantias de empréstimos do governo e a moratória de falências impediram uma onda em grande escala de ... inadimplências, mas um número considerável de empresas poderia ser forçado a declarar falência se essas medidas forem suspensas muito cedo ou se as condições de empréstimos bancários se tornarem mais restritivas", disse o BCE.

(Por Balazs Koranyi)

Últimos comentários

🤔
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.