Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Auditoria de Moçambique diz que US$500 mi em empréstimos desapareceram

Publicado 24.06.2017, 13:50
Atualizado 24.06.2017, 14:00
© Reuters.  Auditoria de Moçambique diz que US$500 mi em empréstimos desapareceram

Por Manuel Mucari

MAPUTO (Reuters) - O governo de Moçambique não fez muito para explicar como 2 bilhões de dólares em empréstimos foram gastos e quase um quarto deste dinheiro continua sem prestação de contas, mostrou uma auditoria independente da dívida neste sábado.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) pediu uma auditoria externa forense da dívida no ano passado após revelações sobre empréstimos anteriores escondidos para três estatais em 2013/14.

A descoberta de créditos não aprovados à companhia de pesca de atum Ematum, à empresa de segurança Proindicus e ao Mozambique Asset Management levou o FMI e outros credores a interromper o apoio a Moçambique, gerando um colapso da moeda local e inadimplência de dívidas, além de afetar o crescimento econômico.

Num resumo de 57 páginas da auditoria, a empresa de gerenciamento de riscos Kroll afirmou que autoridades no país africano deram respostas inconsistentes sobre como 500 milhões de dólares destinados à empresa de pesca de atum foram gastos.

"Lacunas permanecem para explicar como exatamente os 2 bilhões de dólares foram gastos, apesar de esforços consideráveis para fechar essas lacunas", diz o documento.

"Até que as inconsistências sejam resolvidas, e documentação satisfatória seja providenciada, pelo menos 500 milhões de dólares de gastos de uma natureza potencialmente sensível continuam não auditados e não explicados."

Explicações sobre como os 500 milhões foram gastos afirmam que o dinheiro foi integrado ao orçamento nacional e usado para comprar equipamento militar, disse a Kroll.

O gabinete do procurador-geral de Moçambique reconheceu os resultados da auditoria e disse que trabalharia com a comunidade internacional para resolver os problemas levantados.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A auditoria mostrou que o Credit Suisse e o VTB Capital, da Rússia -- principais arranjadores do empréstimos -- receberam um total de 199,7 milhões de dólares em comissões.

A Kroll também descobriu que não há evidência de que uma avaliação tenha ocorrido antes da assinatura de três garantias do governo com um valor conjunto de 1 bilhão de dólares. Além disso, possíveis conflitos de interesses foram identificadas.

As estatais também têm falta de infraestrutura básica necessárias para suas operações, apontou a auditoria.

O FMI afirmou que visitará Moçambique de 10 a 19 de julho para discutir preocupações levantadas pela auditoria da dívida.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.